Geraldo Alckmin (PSDB), esteve no município de Custódia (PE), onde estão instaladas as motobombas emprestadas pelo governo paulista ao governo federal.
Do Blog do Inaldo / Foto: reprodução
Em companhia do ministro da Integração, Hélder Barbalho, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sobrevoou nesta quarta-feira (22) o reservatório de Copeti, no município de Custódia (PE), onde estão instaladas as motobombas emprestadas pelo governo paulista ao governo federal.
Os equipamentos estão sendo utilizados para acelerar a transposição das águas do rio São Francisco em direção à cidade de Monteiro, no Estado da Paraíba.
“Usamos essas bombas em 2014, numa seca muito grande na região metropolitana de São Paulo, para fazer a captação da reserva técnica do sistema Cantareira. São equipamentos muito potentes que conseguem bombear 2 m³/s, permitindo que a água chegue ao destinatário final com mais rapidez”, explicou o governador.
Ambos decolaram de Brasília em direção a Paulo Afonso (BA) e de lá seguiram de helicóptero até Custódia. As bombas foram transportadas em 24 carretas para o município de Floresta (PE), onde são captadas as águas do Eixo Leste da transposição.