A água já passou pelo túnel que separa Sertânia-PE de Monteiro-PB.
Do JC Online / Foto: reprodução
Nesta quinta-feira (09), começou a chegar ao Estado da Paraíba a água do Rio São Francisco através do Projeto de Integração do São Francisco. O recurso hídrico entrou na Paraíba pelo município de Monteiro, no Sertão do Cariri paraibano.
A água já passou pelo túnel que separa Sertânia-PE de Monteiro-PB e se encontra na última estação de controle antes de ser jogada no canal que passa pela zona urbana do município. A estação de controle só deve liberar água para o canal da zona urbana nesta sexta-feira (10).
Para passar por todo o canal que corta a área urbana de Monteiro, a água deve levar em torno de 12 a 15 horas. Já para chegar ao açude Poções, primeiro grande manancial da Paraíba a receber a água da transposição, esse percurso deve durar cerca de sete dias.
De acordo com a previsão de engenheiros que atuam na obra, a água deve chegar ao açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 cidades da região, entre 30 e 45 dias, amenizando o problema de abastecimento.