Início Notícias Afonso Odélio: Fiscalizações e certificações são caminhos para resolver problemas da cadeia...

Afonso Odélio: Fiscalizações e certificações são caminhos para resolver problemas da cadeia produtiva do mel no Araripe

332
Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado para o blog

O renomado apicultor Afonso Odélio foi destaque no programa Araripe Urgente na manhã desta sexta-feira (15), onde discutiu a situação da apicultura na região. Afonso destacou a necessidade de uma unidade de beneficiamento e venda de mel em Araripina para resolver um dos principais problemas da cadeia produtiva: o escoamento do mel.

Em 2012, Araripina foi eleita a maior produtora de mel do Brasil, porém as estiagens prolongadas e a falta de infraestrutura de escoamento prejudicaram o setor. Para reverter essa situação, o Sebrae/PE, em parceria com a prefeitura de Araripina e a Cooperativa de Apicultores do Riacho Fundo, estão propondo a instalação de uma unidade de comercialização que beneficie toda a região.

Além disso, a proposta inclui a gestão da unidade por um profissional de mercado, visando conquistar novos destinos e aumentar os lucros. Essa ação é um passo importante no fortalecimento da cadeia produtiva local, que já vem sendo apoiada por projetos como o Apicultura para o Fortalecimento da Cadeia na Região do Araripe.

Durante a entrevista, Afonso ressaltou a importância da apicultura como um instrumento para minimizar a desertificação do semiárido, destacando a harmonia entre natureza, homem e animais. Ele enfatizou a necessidade de investimento em capital humano, certificações e infraestrutura para o sucesso da apicultura na região.

“A gente precisa fazer o melhor porque o alimento que a gente produz vai para ser humano não importa que tenha nenhum fiscal olhando, então a a legislação, as fiscalizações, as certificações, são o caminho, a direção pra gente chegar a isso” disse Afonso.

O analista do Sebrae, Kerlison Johnattan, também participou da entrevista e destacou o trabalho conjunto de diversos órgãos e instituições para fortalecer a apicultura na região. O projeto prevê a qualificação dos apicultores, a padronização da produção e o estímulo à produção local.

“A vinda do Professor Afonso é justamente para a gente mapear esse trabalho, em conjunto com parceiros, como o Cisape que vai vem trabalhando nessa parte da fiscalização e apoio, temos o IF Sertão, temos a autarquia Educacional do Araripe que também vai ser uma parceiria importante para esse trabalho. E como o professor Afonso falou também as marcenarias para produzir as caixas de forma padronizada, para que essa produção consiga ser trabalhada de forma constante e aumente a produtividade”, explicou Kerlison.

A entrevista mostrou a importância de uma visão integrada e colaborativa para impulsionar a apicultura no Sertão do Araripe, gerando benefícios não apenas para os apicultores, mas também para toda a região. Com o apoio de instituições e da comunidade, é possível transformar a apicultura em uma atividade sustentável e lucrativa na região. Assista a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here