A Aena Brasil entrega, nesse mês de setembro, um segundo aeroporto inteiramente renovado no Nordeste, o de Juazeiro do Norte, no Ceará. A transformação foi completa, incluindo a demolição de uma parte do prédio antigo para reconstrução e melhorias na pista e pátios das aeronaves. O resultado é um aeroporto com mais eficiência de ponta a ponta, equipado para oferecer aos passageiros uma experiência de viagem diferenciada, seguindo os padrões Aena de conforto, segurança e modernidade, contribuindo com o crescimento econômico da região do Cariri.
Maceió (em julho) e Juazeiro do Norte são as duas primeiras entregas no Nordeste, onde a concessionária implementa melhorias em seis aeroportos, proporcionando novos parâmetros de qualidade na gestão de todas as atividades, desde adequações ambientais e de segurança às expansões e reestruturações de espaços físicos. Para implementar todas as mudanças, estão sendo investidos cerca de R$ 2 bilhões na região, em obras, sistemas e equipamentos.
Pistas e pátio
Uma série de intervenções foi feita nos pátios e pistas, tornando os procedimentos de pouso e decolagem mais seguros e adequados às normas vigentes. Começando pelo pátio de Aviação Regular, que ganhou uma 5ª posição e agora pode receber bem um Airbus A321. Já o pátio da Aviação Geral foi reconstruído, com intervenções no pavimento e sinalização horizontal. As torres de iluminação foram substituídas em ambos e agora o aeródromo ganha mais segurança nas operações noturnas.
Adequações foram feitas nas pistas de taxiamento, com implantação de nova sinalização vertical e horizontal. A pista de pouso e decolagem recebeu fresagem asfáltica, nova sinalização horizontal e vertical e outros ajustes. Foram instaladas RESAs (Áreas de Segurança de Fim de Pista) nas duas cabeceiras, e uma delas, a 31, ganhou um Papi (Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão), permitindo a chegada segura de aeronaves pelas duas extremidades.
Terminal
O terminal mais que duplicou de tamanho – passando de 2,5 mil para 6,5 mil m2 – e de capacidade operacional, podendo atender agora 1000 passageiros no embarque e desembarque, no horário de pico. Não foram apenas as dimensões físicas: a estrutura também ficou mais moderna e confortável, com nova fachada e saguão, reformulação e ampliação das áreas de embarque e desembarque, setor comercial, incluindo alimentação e varejo. Foram abertas nove lojas e também salas comerciais, de alimentação e varejo.
Saguão renovado
O novo saguão é o maior destaque no terminal cearense, com um espaço mais amplo contendo nove lojas novas e um setor de achados e perdidos. Nele fica a nova bateria de check-ins, agora com 16 posições, esteiras de bagagem para as quatro companhias aéreas e escritórios delas.
Automação e agilidade
A nova sala de embarque tem 900 m² e um terceiro portão, num local espaçoso e aconchegante com vista para a Chapada do Araripe e para as chegadas e saídas das aeronaves. Para dar mais fluidez à circulação dos passageiros, foi criado um canal de inspeção específico para funcionários e tripulações da Aviação Geral. E as duas esteiras de bagagens que havia no desembarque antigo foram substituídas por outras duas com o dobro do tamanho da anterior e um novo carrossel, que preserva as bagagens do lado interno do terminal. Além disso, foram instalados os leitores digitais de cartões de embarque (BCBP).