Início Notícias Adolescentes pernambucanos disputam vaga em torneio mundial de robótica

Adolescentes pernambucanos disputam vaga em torneio mundial de robótica

778

O Torneio de Robótica organizado pelo SESI, em parceria com a fabricante de brinquedos LEGO lançou um desafio para estudantes do país inteiro. A ideia era que equipes de crianças e adolescentes entre nove e 16 anos criassem projetos que ajudassem no bem-estar de astronautas durante missões espaciais.

Em Recife, uma das equipes que foi classificada para a etapa nacional no Rio de Janeiro foi a New Atom, da escola SESI Ibura. O projeto do grupo envolve a produção de hortaliças para que os viajantes espaciais tenham uma alimentação mais saudável. Para isso, os estudantes pensaram no bredo, uma planta regional, conhecida também como caruru, que é resistente e só precisaria de uma iluminação leve e o próprio ambiente da estação.

O técnico da equipe, professor Marcos Antônio, acompanhou o desenvolvimento dos alunos ao longo do projeto. No início, o educador conta que eles – jovens com idades de 13 a 16 anos – estavam tímidos e dependiam muito da orientação, mas depois foi ficando mais fácil, eles ficaram mais “maduros” e conseguiram desenvolver as próprias ideias.  “A princípio, a gente trabalha a questão da responsabilidade, que a gente associa o trabalho da robótica ao desempenho escolar. Fica um pouco naquela pressão, mas com o desenrolar do trabalho, eles começam a desenvolver outras habilidades”, conta o professor.

Os alunos competiram no torneio regional, realizado em Pernambuco, em dezembro. Quando foram classificados para a nacional, a equipe decidiu fazer melhorias no projeto do bredo e também em projeto paralelo de um robô – um dos desafios é criar um robô com peças LEGO. A pontuação envolve criatividade, estética e funcionalidade do brinquedo.

Torneio de Robótica
No início de 2018, a empresa LEGO em parceria com o SESI desafiou estudantes das escolas brasileiras com o tema “Into Orbit”. A ideia era que cada equipe inscrita no torneio de robótica pudesse desenvolver alternativas que ajudassem no bem-estar de astronautas e em pesquisas espaciais.

De outubro a dezembro do ano passado, foram realizadas etapas regionais para selecionar as melhores propostas e trabalhos. Os alunos escolhidos vão participar da etapa nacional entre 15 e 17 de março. Os melhores colocados podem garantir uma vaga no torneio mundial em Houston, nos Estados Unidos.

O superintendente do SESI em Pernambuco, Nilo Simões, que estava coordenando o torneio regional no estado, acredita que esse “é um grande estimulador de iniciativas, de criação de inovações e tudo o que a nossa indústria precisa. É um mecanismo que ajuda a preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Para nós, que estamos trabalhando com a Indústria 4.0, isso vem de encontro com a necessidade atual”.

Quer saber mais sobre robótica?
Acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here