Pouco mais de uma semana após as eleições do primeiro turno, ainda repercute em Afrânio (PE), Sertão do São Francisco, as derrotas de Andrea Lossio (Rede) e Adalberto Cavalcanti (Avante). Parte dos eleitores que apoiam Adalberto se animaram pelo fato dele ter saído majoritário no município, mesmo perdendo quociente eleitoral a cada pleito, e apoiadores do prefeito Rafael Cavalcanti (MDB) terem polarizado a campanha para deputado estadual e federal pedindo votos para outros candidatos além dos de Rafael. Diferente do grupo de Adalberto, que para federal focou apenas nele mesmo.
Já a ‘dobradinha’ entre Andrea e o ex-deputado foi como um tiro que saiu pela culatra, pois em Petrolina os dois obtiveram menos de 10 mil votos cada – bem abaixo do esperado por ambos.
Quanto a Andrea ter saído majoritária em Afrânio, deve-se ao fato do prefeito ter mantido a sua palavra e continuado pedindo votos para a esposa de seu padrinho (ou agora ex-padrinho) Julio Lossio.
O saldo dessas eleições não foi nada bom para Adalberto e Lossio. Este último, inclusive, chega enfraquecido para uma eventual tentativa de retomada do Executivo de Petrolina, assim como o ex-deputado, que após ter sonhado alto, resta apenas tentar começar tudo do zero, sendo candidato a prefeito de Afrânio, após o acúmulo de sucessivas derrotas políticas. Resta saber o que ocorrerá daqui para frente. Dois anos passam rápido e poderão reservar grandes surpresas. Ou não