Adagro prevê que meta no Sertão Araripeano seja alcançada.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Reprodução Internet
Esta terça-feira (15) foi o último dia para os criadores de bovinos e bubalinos comprovarem na Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) a vacinação do rebanho contra a febre aftosa. A meta da campanha, que começou no dia 1º de novembro, era de imunizar, pelo menos, 90% dos animais do Sertão pernambucano.
Segundo o coordenador da Unidade Veterinária da Adagro em Araripina José Ribamar, os dados oficiais só devem estar disponíveis a partir da quirta-feira (17), mas a agência está confiante que a meta seja alcançada. “Pelos dados preliminares é provável que Araripina alcance a meta de 90% de imunização”, frisou. Na última entrevista concedida a quinze dias atrás ao radialista Roberto Gonçalves na Rádio Arari FM, José Ribamar explicou que as vacinas colocadas a disposição dos criadores da região, cerca de 22 mil, teriam sido todas vendidas.
Ainda de acordo com o coordenador, os criadores começarão a ser convocados a partir da quinta-feira para apresentarem os comprovantes. “A partir de agora quem vacinou e não apresentou o comprovante e quem ainda vai comprar as doses vai pagar multa”, explicou. A punição é no valor de R$ 60, mas, em caso de reincidência, pode chegar a R$ 1.500. Os criadores que perderem o prazo terão outras penalizações, eles ficarão como inadimplentes no cadastro e podem deixar de receber o crédito rural, de transitar com seus animais, comercializá-los e de participar de feiras.