O “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, vai estrear a circulação nacional em Pernambuco, com a programação toda gratuita. Entre 17 a 19 de outubro, Araripina receberá peças de teatro, música e literatura de artistas e companhias gaúchos. Em seguida, as apresentações do Circula Sesc estarão em Surubim, entre os dias 24 e 26. O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.
Em Araripina, as apresentações serão realizadas de 17 a 19 de outubro, em escolas, na Faculdade Fafopa e na sede da Banda Maestro Alvoro Campo. No Sesc Ler Araripina as apresentações serão abertas ao público e terão, no dia 17, às 20h, “Show Povo Bantu”, com Marguerite Silva Santos, Gilberto Oliveira, Tati Rodrigues e Fatima Farias. Haverá ainda espetáculos de “A mulher que queria ser Micheliny Verunschk”, da Cia Stravaganza, no dia 17, às 16h30, e nos dias 18 e 19, às 19h.
Já em Surubim, as apresentações gratuitas do ‘Circula Sesc – Artistas gaúchos pelo Brasil’ passarão por escolas públicas entre os dias 24 e 26. O público poderá conferir a performance literária de “Entre causos e gaitas”, com Rafael De Boni, “Manifesto de uma mulher de teatro”, do Oi Nóis aqui traveiz, e a apresentação Musical “Power Folklore”, do Yangos.
“A programação do ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano”, explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello. “Nossa curadoria avaliou 525 propostas para a seleção dos contemplados – 24 projetos de artes cênicas, 24 projetos de música e 24 projetos de literatura – que, agora, serão apresentados pelo Brasil em uma grande vitrine para fomentar e incentivar os nossos talentos e a cadeia criativa gaúcha, que é tão pujante. Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história”, complementa.
No próximo mês, mais uma cidade de Pernambuco será contemplada com os espetáculos do projeto, entre os dias 17 e 19 de novembro. A agenda cultural da cidade terá apresentações de ‘Medéia’, do teatro Por Que Não?, Transfusão, de Viridiana e o “Escrevendo o Eu: Oficina de Memórias Literárias”, de Dafne Regina/Montenegro.
O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados. “A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos. Contribuímos dessa forma não só com a cadeia produtiva da área de cultura local, como também para a valorização desses artistas e difusão da produção nacional”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.