Início Notícias Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco – CRO-PE, apresenta projetos para o...

Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco – CRO-PE, apresenta projetos para o município de Araripina

682
Foto: Blog do Roberto Gonçalves

O ouvidor Vinícius Santiago, a delegada regional Denise Diniz, e o presidente Eduardo Vasconcelos, estiveram nessa sexta-feira (27) falando sobre o assunto na Arari FM; ouça

Por Cidinha Medrado para o Blog

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco Eduardo Vasconcelos, junto com o Ouvidor Vinícius Santiago e a delegada regional Denise Diniz participou de uma entrevista com o Jornalista Roberto Gonçalves do Programa Araripina Urgente (Arari FM), na manhã de sexta-feira (27). Recentemente o Conselho fez duras fiscalizações nos consultórios de odontologia da cidade de Araripina e descobriu várias irregularidades, bem como, falsos profissionais atuando, esse é um dos principais desafios do Conselho na região do Araripe de acordo com o ouvidor.

“Esse é um grande problema, porque a gente tem que esclarecer a população inclusive, do exercício regular, do exercício legal da profissão, quem pode exercer a profissão, que é aquele que é cirurgião dentista e algumas outras classificações de acordo com a lei, mas o Conselho tem feito um trabalho de educação voltado para a população e para o profissional, então essas infrações muitas vezes não são importantes, a população é que verifica inclusive informações no site do Conselho porque em alguns, são casos de polícia. A gente tem trabalhado na concentração de levar a informação necessária para a população e para os profissionais, mas tem profissionais que acabam por cometer alguma infração, a infração de natureza ética e aí o Conselho tem também esse poder, não só de punir, mas de educar, isso tem sido difundido com bastante intensidade pela gestão atual do Conselho”, disse o ouvidor Vinicius Santiago.

O presidente Eduardo Vasconcelos garantiu que o Conselho está atuando efetivamente no sentido de barrar essas irregularidades, ele explicou que o exercício ilegal representa um grande risco, e uma atitude que também preocupa, é o fato de acadêmicos começarem a atuar antes da formação, havendo casos em que foram encontradas pessoas fazendo procedimentos cirúrgicos dentro de casa, o que retrata um alto risco para a saúde da população.

“O falso cirurgião dentista, que é acadêmico, não formou ainda e que muitas vezes se passa por cirurgião dentista, aqui na região teve situações onde a pessoa estava fazendo procedimentos cirúrgicos dentro da própria casa, é um risco a saúde da população, você não tem ideia dos riscos de contaminação, ter hepatite é o de menos, pode pegar uma AIDS, uma infecção generalizada, quer dizer, é importante procurar um serviço odontológico, tem diversos postos de saúde que devem ter dentistas para atender toda população no serviço odontológico público municipal. O sertão pernambucano não deixa nada a desejar para odontologia da capital, são profissionais extremamente qualificados, na prefeitura do município e na rede particular”, disse Eduardo presidente do CRO.

Eduardo ainda comentou sobre a proteção garantida por equipamentos de segurança, disse que a posição do paciente em um consultório odontológico requer muito cuidado, pois fica com a boca muito tempo aberta, mas o profissional de saúde bucal é o que mais tem proteção, porque sempre usou a máscara, a luva, a higienização.

Com tantos desafios e irregularidades a equipe do CRO vai intensificar as ações em um giro pelo sertão. Eles estiveram em Araripina em uma reunião convidados pelo prefeito Raimundo Pimentel que apresentou projetos específicos do município no setor. As visitas continuarão em outros municípios, segundo Eduardo, com intuito de fortalecer a categoria, com orientações e discussões sobre os novos moldes odontológicos. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here