Início Notícias “A principal falta é a regularização”, diz diretora da EPTI sobre transporte...

“A principal falta é a regularização”, diz diretora da EPTI sobre transporte complementar; ouça

600
Foto: Blog do Roberto

Por Cidinha Medrado especial para o Blog

A diretora de operações da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal – EPTI, Roberta Meneses, esteve em Araripina durante visita do governador Paulo Câmara na manhã de quinta-feira (19). Na oportunidade, ela concedeu entrevista ao Jornalista Roberto Gonçalves (Araripina Urgente – Rádio Arari FM). Ela explicou alguns avanços e dificuldades enfrentadas pelo setor em Pernambuco. A EPTI esteve tirando dúvidas dos motoristas durante um evento chamado Governo Presente no mesmo horário e local, onde o governo fez inauguração de obras, no EREM Padre Luiz Gonzaga no centro da cidade.

“A gente tá aqui tirando dúvidas sobre o TFD, que é ligado às prefeituras e sobre o transporte complementar, essas vans que fazem essas linhas, como também o pessoal que faz o fretamento. A gente também teve uma reunião com duas associações que juntou em torno de 180 donos de vans, então a gente tem pedido para que eles sigam as ações de combate à Covid, em questão de higiene, tem muita falha ainda nesse transporte, e a principal é a falta de regularização”, disse a diretora.

Roberta avisou que a EPTI vai estar em Salgueiro dialogando com mais uma associação, tirando dúvidas sobre documentos, laudos técnicos e orientando como esse tipo de transporte pode se comportar no estado, o que pode ou não fazer, entram na pauta também os ônibus que fazem linhas entre os bairros, muitos andam lotados e impedindo a fiscalização. Roberta avisou que em casos de denúncias ou esclarecimentos as pessoas podem utilizar o canal de aproximação do WhatsApp que é o número 81 3484-7700, também o e-mail da ouvidoria ouvidoria@antt.gov.br

“A gente tem recebido muita reclamação do pessoal que tá justamente entrando numa área que não é deles, então a gente vai fiscalizar fortemente, há mais ou menos um mês atrás a gente sempre vinha pedindo isso, e aumentou a procura pela regularização, é sempre bom a gente tá dialogando”, disse ela.

A diretora também comentou que esteve em uma reunião da Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco, com a presença de 126 dos 184 prefeitos pernambucanos, muitos novatos, onde infelizmente ficou confirmado que apenas 31 prefeituras estão em dia com a EPTI e devidamente cadastradas. Ela acredita que um trabalho de forma educativa possa aproximar EPTI e prefeituras, muitas, inclusive, procuram para falar sobre o sistema de transporte para quem tem pacientes no TFD (Tratamento Fora Domicílio), ela disse que é inaceitável, prefeituras que mandam os pacientes para a capital em um carro desorganizado, muitas vezes com o extintor vencido, sem cinto de segurança, sem chave de roda, pneu do suporte entre outros equipamentos.

“É o que mais nos preocupa, porque o que nós queremos excelência no atendimento ao transporte coletivo, a segurança e um outro fato que nos causou bastante preocupação foi uma determinada prefeitura que tinha uma van alugada, porque ela não tinha linha de nenhuma dessas concessionárias, e o cidadão fazia o transporte na semana do TFD e quando era no final de semana ele fazia turismo com o mesmo transporte que estava transportando gente doente, de todo tipo de doença”, contou ela.

De acordo com Roberta, o transporte de fretamento também preocupa em relação à regularização, ela comentou que 948 empresas cadastradas e fazem o transporte de fretamento, isso causa problemas sobretudo na atual situação de saúde pública com pandemia da Covid-19. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here