Início Notícias Consultório da Arari: Ortopedista da Ter+Saúde fala sobre a importância de prevenir...

Consultório da Arari: Ortopedista da Ter+Saúde fala sobre a importância de prevenir e tratar a osteoporose; ouça

671
Dr. Pedro Rafael participou nessa terça-feira (10) do programa Araripina Urgente com Roberto Gonçalves

Por Cidinha Medrado para o Blog

O Programa Araripina Urgente (Arari FM) com o jornalista Roberto Gonçalves apresentou na manhã desta terça-feira (10) mais um quadro ‘ Consultório da Arari’ com a participação especial do médico Ortopedista Pedro Rafael e o assunto escolhido foi sobre as causas e tratamentos da Osteoporose. De uma forma geral é a perda gradual de massa óssea e o enfraquecimento da arquitetura dos ossos, tornando eles mais frágeis e suscetíveis à fraturas, é uma doença que pode evoluir por anos e até décadas sem causar nenhum sintoma.

“Tem uma informação que eu preciso compartilhar com vocês, Osteoporose não dói, ela passa 10, 15 anos e só causa dor quando gera uma fratura, e seria no diagnóstico uma consequência, principalmente na mulher quando entra na menopausa, em questão de alterações hormonais e por isso é uma doença mais comum em mulheres, que é uma privação do estrogênio ela vai ficando com os ossos mais fracos”, explicou ele.

Segundo o ortopedista é importante iniciar uma prevenção ainda na adolescência, primeiro com uma alimentação adequada ingerindo até 1,2mg de cálcio diariamente e consumindo laticínios que são os derivados do leite, em alguns grãos e vegetais é possível encontrar uma quantidade de cálcio considerável como brócolis, feijão, couve, espinafre, batata doce, eles estão presentes na rotina do brasileiro então é proveitoso para a prevenção, além do exército físico.

“O exercício físico, porque o osso gosta de carga, que a pessoa esteja caminhando, correndo, movimentando a musculatura. Uma doença que não é comum em crianças mas existe um componente hereditário onde a maioria das pessoas da família tem”contou.

O exame específico para detectar o nível de osteoporose é desintrometria óssea, segundo Dr Rafael ele que serve para calcular a massa óssea, por isso, as mulheres quando chegam na menor pausa devem fazer o exame, e continuar fazendo depois dos 65 anos para tentar aferir a massa e evitar riscos de fraturas. Já pessoas que fumam e bebem ou levam uma vida sedentária e sem práticas de exercícios, que usam corticóides ou fazem hemodiálise, estão propensas a desenvolver uma Osteoporose mais cedo.

Outra informação importante é em relação aos medicamentos consumidos diariamente, o médico garante que não existe nenhuma medicação que cause a fragilidade, mas que com um bom equilíbrio é possível tardar o aparecimento, ele também explicou quais as regiões que as pessoas com osteoporose costumam fraturar

“Quando o paciente chega na emergência , fratura por traumas geralmente por acidentes de alta energia como jogando futebol ou acidente de moto, fratura por estresse, fraturas da osteoporose, onde geralmente o idoso principalmente cai com facilidade e as regiões mais acometidas são quadris, coluna e o braço na região do punho tem que investigar sempre e ver o grau da osteoporose e corrigir fatores”, disse ele.

Dr Pedro Rafael também orientou que o sol promove uma vitamina que previne a osteoporose que é a vitamina D, porém o sol que oferece maior quantidade da vitamina é o sol mais quente, entre 10h e 13 h. Ouça na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here