Iniciou nesta segunda-feira (2) a Semana Mundial de Aleitamento Materno em Araripina. Até a próxima sexta (6), a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde vai promover palestras e rodas de conversa sobre a importância e orientação sobre a técnica correta de amamentação.
O tema da campanha deste ano é “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, e o objetivo é garantir o direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando também a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão, tanto durante o período da amamentação, quanto ao longo de toda a maternidade.
Gestantes participaram de uma palestra na manhã desta segunda (2) na abertura da campanha no município. A secretária de Saúde, Roberta Falcão, e servidores da saúde municipal também participaram.
Leite materno
O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), do Ministério da Saúde, que avaliou 14.505 crianças menores de 5 anos, entre fevereiro de 2019 e março de 2020, mostrou que os índices de aleitamento materno estão aumentando no Brasil. Mais da metade das crianças brasileiras continua sendo amamentada no primeiro ano de vida, de acordo com a pesquisa, e mais de 45% das menores de 6 meses recebem leite materno exclusivo.
O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, conforme o ministério, pois apresenta os nutrientes que ele precisa para se desenvolver de forma saudável até os 6 meses de vida. A partir dos 6 meses, a orientação é que o bebê continue mamando até os 2 anos ou mais, e seja introduzida a alimentação complementar saudável.