Início Notícias Com cobertura baixa, Pernambuco seguirá vacinação contra gripe apenas para grupos prioritários

Com cobertura baixa, Pernambuco seguirá vacinação contra gripe apenas para grupos prioritários

528
Foto: ilustração

Pernambuco manterá a vacinação contra gripe apenas para grupos prioritários, segundo anunciou o secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa virtual, na terça-feira (6).

A decisão do Estado vem após reunião com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e apesar da liberação por parte do Ministério da Saúde em ampliar a imunização contra Influenza para toda a população brasileira acima de seis meses de idade.

“Até o momento, estamos com cobertura vacinal de apenas 39,8%, o que nos preocupa, pois o preconizado é de no mínimo 90% para esse grupos”, explicou Longo, ao citar os números da cobertura vacinal, longes da meta.

Foram aplicadas 1.427.012 doses da vacina em Pernambuco. Ao todo, o grupo prioritário é composto por mais de 3,5 milhões de pessoas.

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

A campanha nacional de vacinação contra gripe começou em 12 de abril e seria encerrada nesta semana, mas foi prorrogada até 8 de agosto.

Dados mais recentes do Ministério da Saúde indicam que 34,2 milhões de brasileiros tomaram a vacina, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários, formados por 79 milhões de pessoas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ficou acertado que a liberação da vacinação contra a gripe para o público em geral deverá ser avaliada por cada município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here