Por Cidinha Medrado
O mestre em Gestão Pública, especialista em Recursos Humanos e escritor Silvio Broxado fez uma reflexão para sua coluna “Sucesso Empresarial”, no Programa Araripina Urgente, do Roberto Gonçalves, na Arari FM, na última quinta-feira (01), uma descrição sobre 4 dimensões da confiança no mundo dos negócios, ele comentou que tanto na família, na relação humana, no mundo dos negócios e até na relação consigo mesmo, a palavra confiança é indispensável. “Não vejo ninguém aconselhando sobre a palavra confiança, nem mesmo os melhores amigos ou consultores, eu estou aqui rompendo esta barreira. Queria dizer, que muitas vezes as pessoas no mundo profissional se confiam bastante na capacidade do currículo, do que elas têm como experiências, dos cursos, e acham que isso é suficiente para gerar o sucesso profissional e uma brilhante carreira”, comentou.
A primeira extensão dessa palavra. Segundo Broxado, vale para todas as pessoas. É preciso ter confiança em si mesmo.
“Eu como profissional, eu como pai, eu como irmão, como um cidadão na sociedade preciso acreditar no meu potencial, que eu vou fazer uma diferença, ter iniciativa e fazer as coisas sem que as pessoas mandem ou peçam para fazer. Ter fé em si próprio, será o diferencial”, argumentou o mestre.
A segunda dimensão, é a confiança nas pessoas. Nisso é importante delegar, ter alguém para conversar e desabafar certas situações.
“Existe um ditado judeu que diz: ‘confie, entretanto, todavia, confira’ o que as pessoas estão fazendo, não deixe para conferir apenas, na data limite, na entrega, porque você pode se frustrar, mas apesar disso, confie nas pessoas, arrume uma pessoa parceira, amiga, que você possa dizer as suas angústias, confessar. O empresário é muito solitário, as 17/18 horas está na empresa, no fim do dia, sozinho no escritório dele, pensando como manter a empresa, como pagar os salários, como pagar a fatura do fornecedor, como pagar os impostos, ele precisa dessa pessoa de confiança”, explicou.
A terceira dimensão da confiança e acreditar no sistema, que vai dar certo, que o mundo está andando para melhorar, apesar de todos os erros que testemunhamos.
“Apesar de tudo, precisamos ter um pensamento positivo, de que estamos caminhando para algo muito melhor”, disse ele.
Já a quarta extensão da confiança é para todas as pessoas em todos os setores. Aprender a passar confiança para as pessoas, especialmente o empresário, o empreendedor que precisa muito disso.
“Talvez essa dimensão consolide o que estou dizendo hoje. Uma dica para aumentar o grau de confiança com as pessoas. Primeiro surpreenda as pessoas, seja religiosamente presente, fazendo a diferença, algo inovador, algo que surpreenda as pessoas, constantemente, repetidamente. Segundo, faça as coisas sem prestar atenção para quem você está fazendo, pode ser a um porteiro, como a um presidente, mas faça a diferença para estas pessoas e seja amigo de todos”, disse Silvio Broxado. Ouça áudio: