Edésio Medeiros conversou sobre o assunto com o jornalista Roberto Gonçalves no Debate Geral da Arari FM, que foi ao ar no último sábado (26)
O Secretário de Desenvolvimento de Aaripina, Edésio Medeiros, em conversa com o jornalista Roberto Gonçalves, comentou durante o Debate Geral da Arari FM, que foi ao ar no último sábado (26), que a seca 2021 vai prejudicar as produções no campo e que os trabalhadores podem amargar maiores dificuldades por falta de chuvas, que esse ano até o momento foram fracas e o insuficientes para acumular água nos reservatórios.
“Devido as características climáticas aqui da região, a gente sabe que vai ter em algum momento daqui pra frente, a seca chega, e sabemos que vai faltar água”, disse ele.
Para Edésio, as iniciativas de convivência com a seca são fundamentais, onde os governos devem ter sua estratégia de estoque para que os produtores ultrapassem essa época com menos problemas. Segundo ele a região de Araripina recebeu o total de 373 milímetros de água até o momento.
“Este ano é um desse que a gente fala que o inverno foi fraco. Os 373 ml espalhados pelo município imenso que é Araripina. Menos da metade do ano passado, umas regiões choveram mais e outras menos, em regieos como Nascente que é um dos maiores produtores de milho, praticamente não choveu.
“Nós estamos na chamada seca verde, choveu, mudou a paisagem, mas o estoque de água não foi suficiente nem para produção de alimentos e nem tão pouco vai ser suficiente para o consumo, seja animal ou para as pessoas”, lamentou Edésio.
O município recebeu um volume de chuvas de 649mm em 2020, e 1010mm em 2019. Ouça: