Início Notícias “Seguro só após a segunda dose da vacina”, diz presidente do Sintepe,...

“Seguro só após a segunda dose da vacina”, diz presidente do Sintepe, sobre aulas presenciais; ouça

647
Foto: reproduçao

Ivete Caetano, nova presidente do Sintepe, concedeu entrevista na Arari FM nessa segunda-feira (28)

As eleições para nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco aconteceram no mês de junho. A nova presidente, Ivete Caetano, é professora de História, funcionária efetiva do estado, atua desde o início da sua carreira em movimentos sindicais e lutas por direitos dos trabalhadores da educação, movimentos grevistas e é também fundadora do Sintepe em 1990.

Ivete comentou em entrevista ao Programa Araripina Urgente da Rádio Arari FM, com o Jornalista Roberto Gonçalves, que apesar de parecer uma eleição tranquila foi feita num contexto de muita adversidade, ela acredita que as outras duas chapas concorrentes estavam boicotando as eleições, inclusive com processos judiciais, o que resultou na suspensão do pleito no primeiro dia.

“Quando a gente comprovou para a juíza que todos os protocolos estavam sendo tomados para a realização das eleições, a mesma juíza determinou que as eleições continuassem. Foi realizada num momento de pandemia, mas por vontade da categoria que deliberou em assembleia”, disse ela.

A organização do evento teve o cuidado de testar todos os mesários, motoristas e envolvidos na realização das eleições, de acordo com Ivete, a votação aconteceu de forma eletrônica em drive thru, evitando a aglomeração, mais de 127 urnas eletrônicas em notebooks foram distribuidas para a votação.

“A categoria demonstrou que queria votar, a abstenção em relação da eleição anterior foi de pouco de mais de 500, os que deixaram de votar. Os desafios são grandes, temos uma perspectiva de luta ampla, pelo direito dos trabalhadores em educação e da classe trabalhadora”, comentou Ivete.

Primeira pauta da nova presidente do Sintepe, foi na manhã dessa segunda-feira (28), em frente à Secretaria de Educação do Estado em um ato simbólico para pressionar o governo sobre a pauta de reivindicações que foi entregue em fevereiro, que diz respeito a questões como a melhorias do Sasep – Sistema Público de Saúde que atende aos servidores do estado e a introdução de uma gestão democrática com uma liderança escolar, que visa estabilizar o direito de escolha dos servidores. Estes dois tópicos serão prioridade na nova gestão.

“Tem o piso salarial do magistério que não foi implantado desde o início da carreira, mais de 69 mil trabalhadores em educação com salários congelados desde 2020 e lutar para que governo valorize e reveja o Plano de Cargos e Carreiras com urgência”, comentou.

Com relação o retornar as aulas presenciais, o Sintepe através de Ivete Caetano vai abordar o assunto em uma assembleia na próxima quinta-feira (1). Segundo ela, o retorno só estará totalmente seguro após a segunda dose da vacina contra Covid-19.

“Lembrando que a vacina não é o único elemento que garante uma segurança sanitária, significa dizer que todos os protocolos precisam continuar, a vacina impede a gravidade mas não impede o adoecimento”, observou a professora. Ouça entrevista na íntegra:

1 COMENTÁRIO

  1. A PRESIDENTA DO SINTEPE AINDA É VALÉRIA SILVA ,O APRESENTADOR DEVERIA SE INFORMAR MELHOR, POIS O MANDATO DA ATUAL PRESIDENTA, VALÉRIA SILVA, VAI ATÉ O DIA 17 DE JULHO! A QUE DEU A ENTREVISTA VOI A VICE ! MUITO FEIO ISSO !

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here