Nesta quinta-feira (6), o embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Bass, visitou a superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina (PE) para conhecer projetos e discutir possíveis parcerias nas áreas de recursos hídricos e agricultura. Após a reunião, a comitiva israelense visitou o projeto público de irrigação Senador Nilo Coelho, instalações de produtores rurais, uma vinícola e a barragem de Sobradinho. Integraram a comitiva o especialista em agricultura da embaixada, Ari Fischer, e o chefe do departamento político da instituição, David Atar.
“Sempre tivemos Israel como uma referência em agricultura irrigada e agora, cada vez mais, estamos estreitando as relações. Entendemos esse encontro como uma grande oportunidade para a região do vale do São Francisco, para os produtores, para a academia e para nós, do governo federal”, afirmou Luís Napoleão Casado, diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, durante as atividades com a comitiva israelense.
Na avaliação de Shmulik Bass, Israel e a região do vale do São Francisco têm muito a aprender por meio da aproximação e da cooperação. “É difícil falar de uma, duas ou três coisas que o vale do São Francisco tem para aprender de Israel e Israel tem para aprender do vale do São Francisco. A ideia é levar pessoas do vale do São Francisco para Israel, para que vejam as oportunidades. A região tem muito a ganhar por meio do estreitamento da cooperação, do nosso país com o vale do São Francisco”, afirmou o embaixador em entrevista à imprensa.
Segundo Bass, Israel tem orgulho de ser o primeiro país de fora da América Latina a firmar acordo de livre comércio com o Mercosul. “A exportação é bastante fácil. Agora trabalhamos para atualizar o acordo, para ter mais produtos sem impostos [no comércio] entre os países”, disse.
Projeto Senador Nilo Coelho
O projeto público de irrigação Senador Nilo Coelho, visitado pela comitiva israelense nesta quinta-feira, foi implantado pela Codevasf e teve operações iniciadas na década de 1980. Em 2020, o empreendimento alcançou valor bruto de produção de R$ 1,8 bilhão, com 716 mil toneladas produzidas em área cultivada de 21,8 mil hectares. O projeto é responsável por cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos. A captação de água do projeto ocorre no rio São Francisco, na altura da barragem de Sobradinho.
Entre os participantes das atividades desta quinta-feira estavam os superintendentes da Codevasf em Petrolina, Aurivalter Cordeiro, e Juazeiro (BA), Anselmo Bispo, além de empreendedores da região e representantes de instituições como Embrapa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.