Início Notícias Na Arari FM, presidente da Adagro fala sobre vacinação contra febre aftosa...

Na Arari FM, presidente da Adagro fala sobre vacinação contra febre aftosa e peste suína; ouça

537
Foto: reprodução

Por Cidinha Medrado

A Adagro (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária ) de Pernambuco, vinculada à
Secretaria de Desenvolvimento Agrário, está convocando a todos os produtores para a primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa que começou no sábado (01) e vai até dia 30 de maio em todo o país. A meta pernambucana tem sido alcançada em 90%, segundo disse ontem na Rádio Arari FM o presidente da Adagro no estado, Paulo Lima.

“De acordo com o Ministério da Agricultura, nós temos batido essa meta, Pernambuco vem cumprindo e isso acarreta em breve a retirada da vacinação no estado”, disse Paulo Lima.

E importante lembrar, que o produtor precisa fazer a aquisição da vacina até 31 de maio, mas como a declaração da vacinação é obrigatória, deve ser efetuada nos escritórios da Adagro ou pela internet no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br e também via aplicativo nos sistemas IOS e Android e pode ser feita até 15 de junho.

“É um Sistema que a Adagro criou desde março de 2020, ele faz o pré-cadastro e o produtor terá acesso a diversos serviços”, explicou Lima.

É preciso lembrar que a vacina é obrigatória e se o criador não vacinar ou declarar terá penalidades.

“Tem várias consequências, além do impedimento da retirada da guia de trânsito para levar os animais para uma feira ou fazer uma comercialização, ele fica impedido de retirar a ficha sanitária”. Segundo o presidente da Adagro

É com a ficha sanitária que o criador pode adquirir financiamento bancário e a consequência maior para Lima, é a multa de 300 reais por propriedade e de 60 reais por animal.

Paulo Lima também explicou sobre o plano nacional que pode acabar com vacina obrigatória, em conjunto com outros sete estados do nordeste, chamado bloco 6, alimenta a perspectiva de manter o índice de vacinação em 2022.

“Se a gente cumprir esse índice de vacinação minino que é de 90%, agente vai estar programando outras atividades para que o estado num futuro bem próximo esteja livre de vacinação”, disse ele.

A região do Araripe e uma das regiões que prospera com a criação de animais, com aproximadamente 204 mil bovinos, 230 mil caprinos e 370 mil ovinos, possui a bacia leiteira mais farta em Bodocó, o quarto município em produção de leite e criação de bovinos.

O presidente também comentou sobre a peste suína que assola o estado do Piauí, ele disse que para preservar o rebanho foi preciso impedir a comercialização entre os dois estados durante a crise. Que tanto o Piaui quanto o Ceará não poderão comercializar o suíno vivo, produtos e nem sub-produtos.

“Uma forma de preservar nosso rebanho, é que fizemos um acordo com o estado do Maranhão através de um corredor sanitário”, disse Paulo Lima.

A campanha contra Febre Aftosa é realizada em parceria com órgãos públicos municipais. Em caso de dúvidas, o produtor poderá entrar em contato pelo WhatsApp (87) 9 9939-9421. Atendimento presencial será aceito apenas como última opção, por causa da pandemia do novo coronavirus. Ouça a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here