No total, serão 11 unidades espalhadas pelo município, em sítios, serras e povoados, locais estratégicos para evitar que o aluno saia da sua comunidade.
Por Roberto Gonçalves / Foto: Fabiano Alencar
A primeira escola nucleada de Araripina denominada de Felipe Coelho, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (10), na comunidade da Serra do Marinheiro, zona rural do município. A solenidade contou com as presenças do prefeito Alexandre Arraes, da assessora especial do governo de Pernambuco Roberta Arraes, vereadores, secretários e outras autoridades, além é claro, do povo.
“Além de funcionar com o projeto de educação no qual o estudante terá acesso a conteúdos reforçados, desporto, iniciação científica, além de alimentação, a escola marcará o início de um novo ciclo na educação em nosso município, oferecendo ensino de qualidade”, citou Alexandre Arraes.
Segundo levantamento de especialistas, dados apontam que para os professores e os pais de alunos, a nucleação das escolas multisseriadas representa um avanço significativo no processo ensino aprendizagem e melhores condições de trabalho do professor. Outro forte indicativo de que a medida traz muitas vantagens são os avanços nos índices educacionais dos municípios que promoveram as nucleações.
São 11 unidades espalhadas pelo município, em sítios, serras e povoados, locais estratégicos para evitar que o aluno saia da sua comunidade para estudar em um local mais distante, evitando assim, o cansaço do deslocamento em um ônibus. Com investimentos na ordem de R$ 11 milhões, são escolas com estruturas nunca vista antes na zona rural de Araripina.