Pernambuco registrou queda de 5% nos assassinatos. Apenas no carnaval, o estado registrou uma redução de 25%..
Por Cássio Oliveira em Notícias
O mês de fevereiro marcou a retomada da redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs em Pernambuco, após sete meses consecutivos de alta.
O resultado começou a ser notado no Carnaval, a segunda melhor performance da série histórica, com uma redução de 25% em relação ao período momesco de 2015, e se confirmou com o resultado final de queda de 5%, de 325 homicídios do ano passado para 308 de agora, mesmo se tratando de um ano bissexto, com um dia a mais.
O destaque do boletim é o interior do estado. As regiões do Agreste e Zona da Mata pernambucana tiveram uma redução de 19% no número de homicídios. As duas áreas registraram 124 assassinados em fevereiro deste ano, quando em 2015 foram 154.
As regiões não conseguiam um resultado assim deste julho de 2013. Agreste e Zona da Mata correspondem a 109 dos 184 municípios de Pernambuco.
Já a Região Metropolitana do Recife teve uma redução de 4% dos homicídios, 135 contra 140 no ano passado. Na capital, o bairro do Espinheiro, Zona Norte, não só apresentou a maior queda no Recife como também seria uma das menores taxas do Brasil com – 66,6%, segundo a SDS.
Também relevante é o fato de dos 184 municípios de Pernambuco, 75 estão abaixo da Taxa Brasil, sendo que vinte deles estão também abaixo da Taxa da ONU.