Por Cidinha Medrado para o blog
Araripina está sendo contemplada com mais leitos de UTI. O Hospital e Maternidade Santa Maria ganhou nessa sexta-feira (23) a implantação das 10 novas unidades, e agora conta com 60 leitos de terapia intensiva. Um esforço tanto do governo do estado, da direção do hospital, dos deputados, prefeitura e governo federal. A cidade não tinha leitos, dependia do Hospital Regional de Ouricuri, de Petrolina e Juazeiro do Norte-CE, mas com o aumento constante de casos da covid-19 e sendo referência na região, foi naturalmente exigida uma atitude imediata dos representantes públicos.
A cidade hoje tem o maior número de leitos e também maior número de casos, para atenção a pacientes de toda a região. No programa Araripina Urgente desta sexta-feira (23), da Rádio ARARI FM, o jornalista Roberto Gonçalves fez uma avaliação sobre o desempenho das ações de combate ao novo coronavírus nos últimos meses em relação aos leitos de UTI.
“Há um ano não tínhamos nenhum leito. Em 2017 foi lançada pelas irmãs Medianeiras da Paz, uma campanha chamada ‘Todos pela UTI’, com realização de audiências na Câmara de Vereadores com articulação do presidente Evilásio Mateus, doações, realização de festivais de prêmios, visitas a Brasília em busca de ajuda, e tudo para abrir apenas 10 leitos. A dependência era muito grande da burocracia da Secretária de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, mas quando a pandemia veio, ligeiramente vieram os leitos. O governo federal não deixou faltar respirador e outros equipamentos de saúde. O governo também agiu com ajuda financeira aos estados e municípios para repor as perdas de arrecadação devido à paralisação comercial, aí veio muito dinheiro para Pernambuco. Temos que reconhecer também o trabalho do governador Paulo Câmara e do secretário André longo que olharam com carinho para a região do Araripe”, disse ele.
Roberto Gonçalves fez uma avaliação de agradecimento a todos os que se empenharam no processo. Desde o presidente Jair Bolsonaro, ao governador Paulo Câmara, André Longo (secretário de saúde), e a deputada Roberta Arraes que indicou ao governo a necessidade dos leitos na região. Ele também lembrou da participação efetiva e rápida do prefeito Raimundo Pimentel, que levou a emergência do HMSM para UPA 24h na BR-316, desafogando o hospital, e a total recuperação do Centro de Saúde José Araujo, além da parceria com a empresa Votorantim Energia que fez doações significativas, inclusive de respiradores.
“São 108 mortes, e apesar dessas mortes ocorridas até agora, tenho certeza que vamos vencer esse vírus se Deus quiser”, lamentou Roberto quem está com uma irmã internada em Petrolina.
Leia a nota do Instituto Social das Medianeiras da Paz por ocasião da inauguração dos 10 primeiros leitos de UTI em 04 de maio de 2020
Em nossa memória a primeira reunião: em dezembro de 2017, à partir de então, muitas ideias, Trabalhos, parcerias e uma determinação para conseguir concluir o prédio da UTI, equipar e homologar no estado para credenciar ao SUS.
DEUS segurou fortemente às nossas mãos, que se fortaleceram com o apoio das pessoas, das empresas, das organizações, dos governantes, e ninguém sabia o que estava por vir, essa avassaladora pandemia.
Inaugurada nesta segunda-feira (04) de maio de 2020, então aqui temos uma palavra e um sentimento para você que acreditou e deu seu apoio, a cada um que ajudou como pode, a nossa GRATIDÃO e o nosso desejo, que possamos servir sempre mais e melhor, nesta crença que tudo aconteceu no tempo de Deus, para que todo povo da Região do Araripe, fique mais tranquilo.
Instituto Social das Medianeiras da Paz/Hospital e Maternidade Santa Maria