Por G1 Petrolina
A sexta-feira (23) começou com bastante chuva em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A chuva começou na madrugada e, de acordo com o Instituto Climatempo, deve permanecer ao longo do dia.
Por causa da falta de estrutura, muitos bairros de Petrolina sentiram o efeito da chuva. No Jardim Petrópolis, a região da Rua 21 e da travessa e Rua 17 ficou com vários pontos de alagamentos.
Moradores de Petrolina enfrentam problemas após a chuva — Foto: Reprodução / TV Grande Rio
Na Avenida dos Minérios, que divide os bairros Dom Avelar e São Joaquim, a via ficou alagada, dificultando o trânsito de veículos e pedestres. Segundo os moradores, toda vez que chove é assim.
No condomínio Vila Verde, que fica no bairro Antônio Cassimiro, o início da manhã foi de sufoco. A água invadiu as casas de muitos moradores.
Em nota a Prefeitura de Petrolina disse que é comum surgir pontos de alagamento no município, por se tratar de uma cidade plana, principalmente quando a chuva é intensa e em um curto espaço de tempo, como aconteceu nessa madrugada.
Na nota, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade também anuncia que na próxima semana dará início a licitação de um projeto que vai solucionar o problema de drenagem no município.
A empresa contratada vai ficar responsável por desenvolver estudos das bacias hídricas e elaborar um plano de escoamento. A prefeitura reforçou ainda que desde as primeiras horas da manhã, equipes de serviços públicos estão monitorando e indo aos locais que registraram alagamentos mais críticos pra solucionar os transtornos.
De acordo com o Climatempo, a temperatura em Petrolina nesta sexta-feira deve ficar entre mínima de 23 e máxima de 33 graus. Segundo a Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC), nas últimas 24 horas, a região do bairro Cohab Massangano foi onde mais choveu em Petrolina, com quase 90 mm.