Nesta quarta-feira (7) a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou mais 189 óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19), o maior número em 24 horas, desde o início da pandemia. Anteriormente esse recorde havia sido no dia 31 de março, quando houve 160 mortes. Apesar de os óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje.
A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
O número total de óbitos por Covid-19 em todo o Estado, desde o início da pandemia, é de 16.107 – representando uma letalidade de 1,95%. Dentre os óbitos, 55,31% são do sexo masculino e 44,69% do feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam à parda, seguidos por branca com 21,65%; preta com 15,25%; amarela com 0,48%; indígena com 0,13%; e não há informação em 7,72% dos óbitos. Os dados atualizados da pandemia no Estado, inclusive da vacinação, podem ser acessados pelo site da Sesab.