Início Notícias Lula não vai depor ao MP em investigação sobre tríplex

Lula não vai depor ao MP em investigação sobre tríplex

642
alt

alt

Em nota, Instituto Lula informa que os advogados do ex-presidente e de sua mulher, Marisa Letícia, protocolaram explicações por escrito.

Agência O Globo

SÃO PAULO — Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, informaram nesta segunda-feira que o casal não vai comparecer à audiência marcada para o próximo dia 3 pelo promotor Cássio Conserino na investigação sobre o tríplex no Guarujá. Hoje, eles protocolaram no Ministério Público de São Paulo explicações por escrito e impetraram habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo para que o casal não seja levado a depor coercitivamente. O ex-presidente e sua mulher são investigados por ocultação de patrimônio.

— Se a finalidade do promotor Cássio Conserino era esclarecer sobre o apartamento e o sítio, ela foi cumprida hoje, quando o ex-presidente e sua mulher, dona Marisa, apresentaram suas explicações. O comparecimento seria um ato meramente formal. E, pela lei, a condução coercitiva serve somente para a vítima e testemunha, então ele não poderia obrigá-los a depor — explica o advogado de Lula, Cristiano Zanin.

Em nota divulgada em seu site, o Instituto Lula informa que todos os esclarecimentos foram apresentados por escrito, não em audiência. De acordo com a nota, os advogados argumentam que é faculdade, não obrigação, que o investigado preste informações e lembram que as informações foram apresentadas por escrito ao promotor, acompanhadas de documentos.

O ex-presidente quer que as investigações contra ele sejam suspensas até a definição sobre qual o órgão indicado para conduzir os casos: se o Ministério Público de São Paulo, ou o Ministério Público Federal. A defesa de Lula também pede que as apurações saiam do âmbito da Lava-Jato. “Importante considerar ainda que parte das vantagens, que constituem o objeto da investigação, foram supostamente auferidas pelo suscitante durante o mandato presidencial, o que justifica, por si só, a competência federal”, diz o ofício da força-tarefa da Lava-Jato.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here