A médica intesivista das UTIs do Hospital e Maternidade Santa Maria, Drª Suela Delmondes , informou nessa segunda-feira (29) ao blog do Roberto, que enquanto a média nacional de mortalidade das pessoas que são internadas nas UTIs é de 80%, em Araripina, graças ao empenho das equipes médicas essa taxa está bem abaixo.
“Graças a Deus e a muito trabalho, temos uma mortalidade em nossas UTIs bem abaixo da média nacional. Taxas de ocupação em 100% preocupam pois retardam a admissão de pacientes que precisam de cuidados intensivos, agravando seu quadro e consequentemente a chance de recuperação. É preciso orientar a população sobre a necessidade de medidas protetivas (uso de máscaras, distanciamento social) evitando contaminação e caso percebam sintomas, procurar atendimento médico para não retardar o tratamento, evitando ao máximo complicações e caso evoluam p formas graves, os pacientes sejam prontamente atendidos por equipes preparadas”, disse a médica
Ainda de acordo com Drª Suela, a população está assustada mas é importante entender a gravidade da doença e a alta mortalidade que é em todo território Nacional.