A partir da próxima terça-feira (30), o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), será afastado de seu cargo por 120 dias. Durante o período, ele será substituido pela vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido). Ele é acusado de crime de responsabilidade por fraude na compra de 200 respiradores, dos quais apenas 11 estão sendo usados. As informações são da Metropolitana FM.
A aquisição dos respiradores ocorreu em março de 2020. O Tribunal Especial de Julgamento já acatou um pedido de impeachment em uma votação de 6 a 4. Agora cabe ao tribunal analisar as provas do caso e marcar o julgamento final.
O motivo para o processo de impeachment é justamente a irregularidade na compra dos respiradores. O governador, que pagou R$ 33 milhões por 200 aparelhos antecipadamente e sem garantia de entrega, é acusado por crime de responsabilidade e se for condenado, perderá seu mandato em definitivo.
Em 2020, o governador foi afastado por um mês em outro processo de impeachment, que foi aberto por uma acusação de crime de responsabilidade depois do salário de procuradores do Estado terem subido. Moisés acabou absolvido.