Presidente executivo do grupo, André Gerdau Johanpeter, é um dos alvos de mandado de busca coercitiva.
Agência O Globo
BRASÍLIA — A Polícia Federal realiza na manhã desta quinta-feira a 6ª fase da Operação Zelotes. Os agentes cumprem 18 mandados de busca e apreensão nos endereços do Grupo Gerdau no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Rio Grande do Sul e Pernambuco. Também são cumpridos outros 20 mandados de busca coercitiva, sendo um deles contra o presidente da empresa, André Gerdau. A PF chegou a anunciar que o pai de André, Jorge Johannpeter Gerdau, estaria sendo levado para depor, mas corrigiu a informação.
Outras duas pessoas já presas no Complexo da Papuda estão sendo ouvidas pelas autoridades. A empresa siderúrgica é suspeita de envolvimento de fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), e teria, segundo as investigações tentando interferir no pagamento de multas em torno de R$ 1,5 bilhão em processos que tramitam no Carf.
Segundo a PF, a empresa continou a cometer ilícitos mesmo depois de ter sido deflagrada a Zelotes, em 26 de março de 2015.
Em Brasília devem ocorrer pelo menos quatro depoimentos de ex-conselheiros do Carf. Já em São Paulo, a PF deve ouvir André Gerdau, filho de Jorge Gerdau.