Início Notícias Poder , Política e Bastidores I – 25 DE FEVEREIRO DE 2016

Poder , Política e Bastidores I – 25 DE FEVEREIRO DE 2016

562
alt

alt

Por Roberto Gonçalves – O Tirinete – Sertão

Hemodiálise no HSM – O prefeito de Araripina Alexandre Arraes, anunciou nesta quarta-feira (24) no programa Araripina Urgente pela rádio Arari FM,  a vinda do governador Paulo Câmara nos próximos dias a cidade, para inaugurar o Centro de Hemodiálise do Hospital Santa Maria. Segundo Arraes, essa é mais uma grande conquista da sua gestão, junto ao governo do estado.

Pavimentação – Alexandre também informou, que além da pavimentação da estrada de Lagoa do Barro, todas as rodovias estaduais que cortam o município, em um curto espaço de tempo, estarão sendo recuperadas. Segundo ele, a garantia foi dada pelo próprio governador Paulo Câmara.

Radiante – Quem estava ligadíssimo na entrevista do secretário de Transporte de Pernambuco, Sebastião Oliveira, era o vearador Francisco Edivaldo. O parlamentar que representa o distrito de Lagoa do Barro, não escondia a sua alegria de estar testemunhando, um fato histórico na sua carreira política, foi dele o pedido ao governador Paulo Câmara em 2015, para a pavimentação da estrada que liga a BR-316 ao seu distrito.

Interligados – Com o asfalto chegando a Lagoa do Barro, todos os distritos do município de Araripina estarão ligados a sede por rodovias pavimentadas. São poucas cidades no estado que conseguiram esse feito.

Nunes Regionalizado – Com um discurso mais voltado para a região do Araripe do que propriamente para a cidade, o pré-candidato a prefeito de Araripina pelo PHS, Nunes Rafael, deu uma longa entrevista nesta quarta (24) ao radialista Martinho Filho na Rádio Arari FM. Rafael disse bem claro, que não irá desistir da disputa esse ano, mesmo porque não recebeu apoio de nenhum grupo político da cidade nas eleições passadas, quando por pouco não foi eleito deputado federal pelo Sertão Araripeano.

‘Pirralho’ roubando a cena – Quem chamou a atenção do ouvinte durante a entrevista de Nunes, foi o empresário Roberto Andrade. ‘Pirralho’ como é mais conhecido, rasgou o verbo e disse que já tem pré-candidato por aí, se achando eleito e preparando os caminhões de mudanças dos familiares que moram em outro estado para estacionarem em araripina, mas segundo ‘Pirralho’, o ‘Titanic’ desse pré-candidato vai afundar.

Hoje é o dia  – O Departamento Estadual de Transito de Pernambuco (Detran-PE), em parceria com a prefeitura de Araripina, sediará, nesta quinta-feira (25), no Auditório Charles Luciano, Campus da Faculdade de Ciências Agrárias do Araripe (Faciagra), mais uma edição do Fórum Permanente de Educação de Trânsito de Pernambuco. O encontro tem como objetivo discutir o tema educação no trânsito, além de definir estratégias para a criação de campanhas educativas, capacitações e cursos gratuitos para os motoristas do Estado.

Tipo Araripina – Aconteceu no último domingo (21,) em Bodocó um encontro partidário do grupo do ex-prefeito Brivaldo Alves na Chácara Vovó Adalgiza entre amigos e correligionários para discutir o processo político 2016 e ouvir o povo de Bodocó.O evento surpreendeu Brivaldo que agradeceu o apoio de todos pela confiança. O ex-prefeito disse que várias outras reuniões irão acontecer para discutir políticas públicas de interesse a toda sociedade.

alt

alt

Poder , Política e Bastidores II – 25 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Inaldo Sampaio – Coluna Fogo Cruzado – Pernambuco

Se Priscila Krause tiver interesse na candidatura à sucessão do prefeito Geraldo Júlio, não sofrerá veto dentro do partido

Definida a candidatura de Daniel Coelho à prefeitura do Recife, a incógnita agora é a deputada Priscila Krause. Se ela declarar ao seu partido que deseja ser candidata, é improvável que sofra veto do presidente Mendonça Filho ou do ex-ministro Gustavo Krause. O DEM é um partido pragmático, mas não sacrificaria uma promessa de liderança política em troca de um cargo de terceiro escalão no Governo do Estado (Lafepe) e uma secretaria de segunda classe na prefeitura do Recife (Desenvolvimento Econômico). Se a deputada quiser realmente disputar, caberá ao partido estimulá-la, e não o contrário, por três motivos. Primeiro, porque ela estará contribuindo para a renovação dos nossos quadros políticos. Segundo, só se transforma em “quadro majoritário” quem disputa eleição majoritária. Terceiro, na hipótese de insucesso eleitoral, ela retornará à Assembleia Legislativa muito maior (politicamente falando) do que se encontra hoje.

O programa do PT

O programa político do PT veiculado anteontem à noite foi um dos mais fracos que o partido já produziu desde que Lula chegou ao poder em 2003. Além de não apresentar nada de novo, sob a ótica do conteúdo, foi exibido num momento politicamente inoportuno. Se Lula nada tinha a dizer sobre o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, para que ir à televisão? Para ser alvo de “panelaço” na maioria das capitais do país, incluindo o Recife, como de fato foi? Bem feito!

Economia – Empresário do ramo dos transportes, o ex-governador João Lyra Neto vê um fenômeno acontecendo na economia brasileira para o qual a classe política ainda não atentou: a sua “desnacionalização”. Grandes empresas de Pernambuco e do Brasil já foram adquiridas por grupos estrangeiros e não se sabe o nome de quem comprou. Os donos são fundos de pensão.

Tática – O PP fará “chapinha” na eleição para vereador do Recife e terá um só candidato de mandato: Michelle Collins. Usou essa tática em 2014 e elegeu cinco deputados estaduais.

Cerco – O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) só sossega quando atrair o deputado Odacy Amorim (PT) para o PSB, mas o parlamentar não demonstra interesse em trocar de partido.

Mulher – O deputado estadual João Eudes (PRP) aparece bem cotado nas pesquisas como pré-candidato à prefeitura de Pesqueira, porém o seu desejo é indicar a mulher, Maria José.

Perda – O deputado José Humberto, presidente do PTB de Pernambuco, reconhece que Álvaro Porto e Romário Dias, que deixaram a legenda, são dois “valorosos companheiros”, mas ressalva que o partido “não perdeu o que não tinha”. Refere-se aos prefeitos e candidatos que ambos dizem ter levado para a Frente Popular. Nenhum pertence ao PTB.

Pesquisa – O ex-deputado Leonardo Dias garantiu ontem que permanece no PSB e é pré-candidato à prefeitura de Paudalho. Não pretende, porém, confrontar-se com o prefeito e candidato à reeleição, José Pereira (PSB). Em abril vai encomendar uma pesquisa. Se estiver menos forte do que ele, aceita abrir uma negociação em torno da vice.

Chapa – Sileno Guedes, presidente estadual do PSB, recebeu na sede do partido os candidatos a prefeito e vice de Igarassu, Yves Ribeiro e Severino Ninho, respectivamente. Lá o partido está unido e não dará dor de cabeça ao presidente. Yves está bem cotado nas pesquisas, e se por acaso vencer a eleição irá para o 7º mandato de prefeito. Já teve dois mandatos em Itapissuma, dois em Igarassu e dois em Paulista. É caso raríssimo no Brasil.

Teste – O “teste” definitivo para saber se o povo brasileiro deseja ou não tirar Dilma do governo será feito em 13/03, data da nova manifestação em prol do impeachment. A presidente recebeu ontem uma boa notícia. Pesquisa da CNT/Sensus constatou que caiu o número de brasileiros que reprovam o governo, aumentou os que aprovam e que a aprovação pessoal da presidente (jeito de governar o Brasil) cresceu seis pontos percentuais.

alt

altPoder , política e Bartidores III – 25 DE FEVEREIRO DE 2016

Por Claudio Humberto – Jornal do Commercio – Brasil

Para ministros, 23ª fase pressiona ação no TSE

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reagiram preocupados à 23ª fase da Operação Lava ato, que resultou na prisão do marqueteiro João Santana, um dos mais influentes personagens do poder petista. Um dos ministros manifestou preocupação de que o caso, de grande repercussão, tenha o objetivo de pressionar o TSE a decidir pela impugnação da chapa Dilma-Temer, como pretende a ação do PSDB.

Cancelou, anulou

O TSE vai decidir sobre o cancelamento do registro da chapa Dilma-Temer e consequente anulação de sua vitória na eleição de 2014.

Fato novo

O PSDB pediu a anexação do inquérito à ação no TSE. O ministro Gilmar Mendes confirmou que novas provas podem ser admitidas.

Ofereceu, dançou

Outro ministro do TSE estranhou que a prisão de João Santana tenha sido decretada após ele se oferecer para esclarecer os fatos.

Cautela

A maioria dos ministros do TSE, no entanto, evita críticas à 23ª fase da Lava Jato, cientes de que “é preciso, antes, conhecer os autos”.

PSDB ajuda a salvar Coutinho na CPI do BNDES

O PSDB se revela a oposição que a presidente Dilma pediu a Deus. A bancada do partido na Câmara se dividiu porque parte dos deputados brigaram para impedir o indiciamento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, na CPI que investiga as maracutaias nesse banco. Por tabela, os tucanos ajudaram também o fazendeiro José Carlos Bumlai, amigão do ex-presidente Lula que está preso na Lava Jato.

Líder de que governo?

O líder do PSDB, Miguel Haddad (SP), discutia no plenário da Câmara, terça (23), contra indiciamentos na CPI do BNDES, exceto o de Lula.

Pizza Planalto

Seguindo orientação do governo Dilma, o relator da CPI do BNDES, José Rocha (PR-BA), não recomendou um único indiciamento.

Divisão

A divisão no PSDB tem a ver ainda com a eleição para líder, quando Antonio Imbassahy (BA) derrotou Jutahy Junior (BA).

Tratado como ex

“Saíram” com Delcídio do Amaral (PT-MS) do comando da Comissão de Assuntos Econômicos. Como ele não sai voluntariamente, o PT costurou com o PMDB a indicação de Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Desautorizados

Os tucanos ligados a Geraldo Alckmin foram instruídos a não colaborar com as pautas econômicas de Dilma, como tem defendido Aécio Neves (MG). A avaliação é que pegou mal a atitude de “bom moço” de Aécio.

Fala aí, ministro

O deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) vai requerer a convocação do ministro Nelson Barbosa (Fazenda), para explicar o rebaixamento da nota de crédito do Brasil. Só não espera uma confissão de culpa.

Ela vai

O PT, que não a convidou para participar do seu programa em rede de rádio e TV, esta semana, terá de aturar a presença da presidente Dilma na festa de aniversário do partido, neste sábado (27), no Rio.

Primeiríssima necessidade

Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) vai lançar um mestrado em Administração Pública, a ser ministrado em 12 encontros anuais com professores do quilate do ministro Gilmar Mendes e dos senadores e ex-governadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Jorge Viana (PT-AC).

Muy amigo

A propaganda do PMDB, que vai ao ar nesta quinta (25), fez ressurgir a crise com o Planalto: critica a condução da economia e defende o plano “Uma Ponte para o Futuro”, proposto por Michel Temer para o País.

Truculência

A segurança do Senado não perde o jeito truculento de abordar a imprensa credenciada. Sem se identificar, os seguranças ameaçam tomar o crachá de acesso e empurram jornalistas.

Intervenção

Ciro Nogueira, presidente do PP, serviu ao Planalto e interferiu na disputa pela liderança de sua bancada na Câmara: fez Cacá Leão (BA) desistir. O ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PB) é o novo líder.

Pensando bem…

…o PT completa nesta quinta 36 anos, mas com corpinho de 171.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here