O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, falou sobre ações de sua pasta no Nordeste. Em entrevista ao Frente a Frente, hoje, ele assegurou que houve investimento de R$ 5,3 bilhões na região em 2020. Só na área hídrica, foram entregues cerca de 4 mil obras (ouça acima). “Mais de 1,2 mil poços foram perfurados no semiárido Nordestino. Temos obras importantes em praticamente todos os estados da região”, declarou.
De acordo com ele, o presidente Jair Bolsonaro determinou que houvesse prioridade para essas obras de abastecimento, que pretendem garantir o acesso de água a milhares de nordestinos. “Essa foi a orientação que nós recebemos do presidente no dia em que assumimos o Ministério. Fazer um grande trabalho para dar segurança hídrica ao Nordeste. Essa é uma preocupação permanente”, comentou Marinho.
As ações não se resumem à conclusão de obras paralisadas: há iniciativas tomadas por sua gestão à frente do Ministério do Desenvolvimento Regional. Especificamente sobre Pernambuco, Rogério Marinho destacou o desfecho da Adutora do Agreste. “É uma obra gigantesca, para 1,4 milhão de pernambucanos na primeira etapa, levando água tratada para o interior. Na segunda etapa, vai chegar a 2 milhões de pernambucanos”, atestou.
Segundo Marinho, a obra está prevista para ser finalizada em agosto deste ano. Além da transposição, há o projeto Águas Brasileiras, que, de acordo com o ministro, será feito em conjunto com a iniciativa privada. “Pretendemos plantar 100 milhões de árvores nativas nas bacias dos principais rios brasileiros, inclusive no São Francisco, que é o nosso rio da integração nacional”, pontuou.