O bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique Lopes, assinou um novo decreto nessa terça-feira, 2, determinando a suspensão das celebrações com presença de fiéis aos fins de semana, até 17 de março, em todas as paróquias sob sua abrangência. Dom Magnus destaca que a medida atende ao Decreto Estadual nᵒ 50.346, assinado pelo governador Paulo Câmara em 1ᵒ de março, proibindo atividades não essenciais de segunda a sexta-feira, das 20h às 5h, e aos fins de semana, durante todo o dia.
“Embora entendamos que as atividades religiosas, sobretudo nesse momento, deveriam ser consideradas essenciais dado seu papel crucial na manutenção do equilíbrio espiritual e psicossocial dos fiéis, submetemo-nos ao que foi estabelecido pelo Governo do Estado. Como em quaisquer dias da semana e horários, aos sábados e domingos os atos e celebrações podem e devem ser realizados pela internet ou por outros meios de comunicação”, destaca o bispo no documento.
Complementando, o decreto também suspende casamentos e reuniões de catequese, formações e de pastorais. Posteriormente o bispo se pronunciará sobre as celebrações da Semana Santa, a partir das normativas da Santa Sé.