Início Notícias SindiContas lamenta desativação da Inspetoria do TCE-PE em Salgueiro

SindiContas lamenta desativação da Inspetoria do TCE-PE em Salgueiro

560
alt

alt

O fechamento da IRSA não trará redução relevante de gastos. Suas instalações são próprias, não ensejando maiores despesas com aluguel e manutenção.

SindiContas / Divulgação

O Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (SindiContas) publicou um artigo em seu site oficial, lamentando a desativação da Inspetoria Regional de Salgueiro (IRSA). A decisão foi tomada pelo TCE-PE em dezembro de 2015. Com o fechamento da Inspetoria, a autoria das contas das autoridades públicas em toda a região ficará prejudicada e quem perde é o cidadão.

“O fechamento da IRSA não trará redução relevante de gastos. Suas instalações são próprias, não ensejando maiores despesas com aluguel e manutenção. Os custos com o pessoal – que representam mais de 90% das despesas do TCE-PE – não serão reduzidos, uma vez que seus servidores serão removidos para outras localidades. Certamente não compensará a redução da efetividade do controle externo na região, da qual sairá prejudicada a sociedade dos municípios daquela região”, argumentou o sindicato.

A Inspetoria Regional de Salgueiro foi inaugurada na década de 90, em um período em que o Tribunal de Contas do Estado estava interiorizando sua estrutura, com a inauguração de nove inspetorias regionais. Sete inspetorias foram implantadas no interior, nos municípios de Salgueiro, Surubim, Bezerros, Palmares, Arcoverde, Garanhuns e Petrolina. “Fazer-se presente, localmente, permitiu ao cidadão, entre outras vantagens, um canal facilitado para a sua educação cidadã e para a formalização e o acompanhamento de denúncias”, destaca o SindiContas, que aguarda um comunicado oficial do TCE sobre as motivações do fechamento da Inspetoria de Salgueiro.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here