As baixas incidências de chuvas e as recorrentes ligações irregulares ao longo da Adutora do Sertão, que apesar de serem combatidas com ações de fiscalização constantes por parte da Compesa ainda persistem, têm prejudicado o abastecimento na cidade. Aliado à isso, soma-se o aumento significativo da demanda por água em virtude da expansão da cidade de Salgueiro. Diante deste cenário, a Compesa precisou realizar ajustes no calendário de abastecimento, medida que se faz necessária para que toda a população seja atendida de maneira satisfatória, com maiores pressões na rede no dia do fornecimento.
O novo calendário passa a ser de dois dias com água e onze dias sem. Porém, a Compesa ressalta que a alteração é temporária, uma vez que estão em andamento as obras do novo Sistema Produtor de Salgueiro que contará com a implantação de captação sobre flutuante no reservatório de Negreiros, além da implantação de cinco quilômetros de rede adutora e a construção de uma subestação. Esta obra está prevista para ser concluída até o fim deste ano e beneficiará 60 mil pessoas no município. O investimento é de 6,5 milhões.
“Em paralelo à obra do novo sistema produtor de Salgueiro, estamos executando outras ações que garantirão melhorias no abastecimento. Portanto, este é um ajuste temporário que está sujeito a mudanças, conforme essas ações forem sendo implementadas”, explica o gerente de negócios da Compesa, Alex Chaves.
Por fim, a Compesa reforça com a população a importância de denunciar casos como este, assim que perceberem a existência de ligações clandestinas, pois este tipo de crime prejudica o abastecimento como um todo. As denúncias podem ser feitas anonimamente, através do 0800 081 0195.
Perguntar não ofende: Quando será que a Compesa vai ter um pouquinho de Atenção com a população de Araripina?