Buscando maior efetividade nos trabalhos da ONG Patrulha Ambiental (PAMI) contra o tráfico, caça e aprisionamento da fauna da região, foi organizada uma visita da diretoria da PAMI até a Unidade Operacional (UOP) da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Picos – PI, na BR 316 – KM 292 e posteriormente ao UOP de Alegrete do Piauí, com o PRF Victor, onde foi realizado o primeiro contato com agentes da PRF a respeito das ações da Patrulha Ambiental e como poderia otimizar esse trabalho.
A articulação partiu do amigo do SOS FAUNA em São Paulo – SP – Marcelo Pavlenco que, com sua extensa experiência na área de proteção de fauna, intermediou o encontro. Na chegada à UOP, a equipe da PAMI foi recebida pelo PRF Bruno Parentes que, atenciosamente, nos atendeu e alinhou conversas com equipes de campo para futuras operações e ajuda mútua.
Após a conversa o agente da Patrulha Ambiental se dirigiu até um estabelecimento às margens da BR para realizar uma compra e lá se deparou com uma ave “galo de campina” ou “cabeça vermelha” aprisionada (Paroaria dominicana) onde foi recolhida e encaminhada ao posto policial, que após alinhamento e verificar que a ave se encontrava há pouco tempo na gaiola, foi acertada, em comum acordo, a soltura imediata da ave que foi realizada com sucesso.
O pássaro foi solto em uma área preservada com os recursos propicio a continuidade de sua vida em liberdade, em seu habitat natural.