Início Notícias Araripina: divulgado calendário para apresentações dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc;...

Araripina: divulgado calendário para apresentações dos projetos aprovados na Lei Aldir Blanc; ouça

589
Foto: Blog do Roberto

A Secretaria Executiva de Cultura de Araripina reuniu artistas de várias áreas para falar sobre a fase de execução dos projetos da ‘Lei Aldir Blanc’, a Lei 14.407 de 29 de junho de 2020, que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo decreto legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

A Lei foi elaborada para incentivar produções culturais e artísticas, as informações foram repassadas por Geonaldes Alhemberg (Pepeta), secretário executivo da pasta, durante entrevista ao Programa Araripina Urgente, na Rádio Arari FM na manhã desta terça-feira (2). Ele reconheceu dificuldades para que os artistas acreditassem na eficiência da Lei.

“Mas agora estamos entrando na fase de execução, o artista terá um prazo para cumprir o proposto pelo edital”, disse Geonaldes.

Será marcada uma programação para a última semana de fevereiro, só para artes, para que os artistas que desejem, apresentem seus projetos. O município recebeu R$ 607 mil reais para investir na cultura local.

Geonaldes lamentou que alguns artistas não tenham acreditado no projeto e por isso não se apresentarão, e outras pessoas também podem ficar de fora por questões de documentação. Essa foi uma das principais reclamações dos artistas, por acharem desnecessárias algumas exigências do edital.

“É uma burocracia, para cada artista fizemos cinco consultas de todos os órgãos, para saber se pode ou não receber esse valor. Alguns ficaram para trás por documentações, outros por não acreditar, pela morosidade, mas vamos chegar a uma média de ao menos 200 artistas, essa é nossa perspectiva”, comentou .

A Secretaria divulgou o calendário para as apresentações e festivais dos projetos aprovados que serão transmitidos nas plataformas digitais, com o canal da Prefeitura e na do YouTube.

Dia 21: Abertura com equipe organizadora e festival com músicas autorais. Ao menos 15 artista devem se apresentar. Serão 30 músicas divulgadas no evento;

Dia 22: Vídeos de teatro, música, lançamento de vídeo de dança, live show com Zé Estrela, Mateus Ferreira e Vailson Federal;

Dia 23: Vídeo teatro, lançamentos de dança, música, instruções em aula de contra-baixo, artes plásticas, artes livres, áudio visual e documentário sobre o Riacho São Pedro.

A programação segue até o dia 28. Ouça abaixo a entrevista na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here