Início Notícias Artigo do leitor: “A Ferrovia Transnordestina, a força política e um ramal...

Artigo do leitor: “A Ferrovia Transnordestina, a força política e um ramal para Petrolina”

582
Ferrovia Transnordestina / Foto: reprodução

A Ferrovia Transnordestina, que alavancará o desenvolvimento de Pernambuco, é reivindicada pelo leitor Carlos Amorim para que tenha um ramal em Petrolina. Ele aproveita para cobrar das lideranças políticas da cidade uma mobilização nesse sentido.

Confiram:

O Vale do São Francisco abrange quatro municípios do Sertão de Pernambuco (Petrolina, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista) e quatro municípios da Bahia (Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sobradinho). É um dos maiores polos exportadores do Brasil.

Petrolina é a maior cidade deste polo exportador, uma cidade acolhedora e que cresce rapidamente cada dia mais.

Nossa cidade é representada por: Guilherme Coelho Presidente da (ABRAFRUTAS); 3 deputados estaduais: Lucas Ramos (PSB), Antônio Coelho (DEM) e Dulcicleide Amorim (PT); 2 deputados federais: Fernando Filho (DEM) e Gonzaga Patriota (PSB); e 1 Senador da República, Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Mesmo com toda esta “força política”, Petrolina ficou fora da rota para o desenvolvimento nacional. Me refiro a Ferrovia Transnordestina, que levará o desenvolvimento para o Ceará, Piauí e Pernambuco.

Essa ferrovia irá integrar o Brasil com o nosso Pernambuco, facilitando o escoamento de produtos produzidos nos 3 respectivos estados já citados, além de alimentar a capacidade de escoamento da produção do Vale do São Francisco. Os custos serão menores comparados com os custos pagos para transportar a produção em caminhões nessas estradas, muitas vezes em péssimas condições.

Petrolina ganharia muito se tivéssemos essa ferrovia passando em nosso “terreiro”, em nosso ” quintal”. Conseguiríamos escoar a produção de nosso Vale do São Francisco para todo o Brasil através dos trilhos do progresso da Ferrovia Transnordestina.

Mesmo estando a 180 quilômetros de distância do ramal dessa ferrovia, não temos uma rota que permita utilizar a ferrovia, pois Petrolina, mesmo tendo uma enorme capacidade de produção e uma grande “força política”, parece que não temos representação alguma e nem força para incluirmos nossa cidade nos rumos do progresso.

Nossos deputados e senador estão calados, enquanto há chance de trazer mais desenvolvimento e empregos pra nossa região. Aguardo ansioso as ações desta tal “força política” de Petrolina. (Blog do Carlos Britto)

Carlos Amorim/Leitor

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here