Para a organização, vírus está se espalhando rápido e precisa de resposta urgente.
Agência O Globo
RIO – A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira que o vírus zika é uma emergência global. De acordo com a organização, o vírus constitui uma emergência de saúde pública mundial e requer uma resposta urgente.
O alerta da OMS coloca o vírus zika na mesma categoria de importância internacional que o ebola. A decisão da organização acontece depois que especialistas discutiram nesta segunda-feira em Genebra, na Suíça, se deviam ou não declarar uma emergência de saúde mundial o vírus zika, que pode ser o responsável pela multiplicação das más-formações congênitas na América Latina, principalmente no Brasil. A decisão abriria o caminho para medidas internacionais mais rápidas e prioridades em projetos de investigação.
Doze membros da comissão, composta por peritos em epidemiologia, saúde pública e doenças infecciosas nas Américas, Europa, Ásia e África, discutiram a questão em uma conferência telefônica.
Na semana passada, a ONU disse que o vírus está se espalhando de forma “explosiva” e pode infectar até 4 milhões de pessoas nas Américas. A organização, que foi criticada por reagir lentamente sobre aumento da epidemia de Ebola na África Ocidental, que matou mais de 10 mil pessoas, se comprometeu a agir de maneira mais rápidas às futuras crises de saúde mundial.
Descobridor do vírus ebola, em 1976, o pesquisador belga e diretor da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Peter Piot, disse que tinha que “baixar a guarda” contra a doença mortal porque passou cinco meses até que a epidemia fosse declarada uma emergência. Em relação ao vírus zika, o especialista espera uma resposta mais rápida.