Por Diego Lagedo*
O desempenho que o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) está alcançando à frente da cidade o gabarita para disputar a eleição de governador de Pernambuco em 2022.
Na disputa pela reeleição em 2020, Miguel Coelho teve a maior votação proporcional do Nordeste dentre as cidades com mais de cem mil habitantes, alcançando 76% dos votos. Para se ter uma dimensão do feito, nenhum prefeito foi eleito com mais de 70% dos votos em cidades com mais de cem mil habitantes no Nordeste.
Isso se deve ao fato de que Petrolina virou um verdadeiro canteiro de obras na gestão de Miguel. A cidade se tornou um vetor político em Pernambuco para atração de investimentos do Governo Federal e da iniciativa privada. A título de comparação, em quatro anos, Petrolina recebeu mais que o dobro de investimentos públicos que nos últimos oito anos da gestão anterior. Isso se deve à influência nacional que a família Coelho de Petrolina possui.
Uma grande marca da gestão de Miguel está sendo o desenvolvimento da infraestrutura do município. O prefeito já pavimentou 900 ruas, duplicou três avenidas e está construindo um viaduto. Além disso, através de sua influência com o Governo Bolsonaro, uma rodovia que dá acesso à cidade está sendo duplicada.
No âmbito da saúde, Petrolina construiu a sua primeira maternidade municipal, o Centro da Mulher e 19 postos de saúde. Além disso, apresentou o melhor desempenho no combate à Covid-19 dentre as maiores cidades do Nordeste, tendo em vista que teve a menor mortalidade por Coronavírus até o momento.
Já no campo da educação, a cidade passou a ter cinco novas escolas em tempo integral, seis novas creches de alto padrão e alcançou a melhor nota no IDEB dentre as maiores cidades do Nordeste. Além disso, recebeu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança e o selo Unicef.
Miguel Coelho também tem investido em métodos modernos de gestão pública. Através de Parceria Público Privada para o saneamento e água, ele pretende tirar a Compesa do município, que apresenta um distribuição hídrica insatisfatória. Outra grande PPP irá implantar lâmpadas de LED em todo o município.
Tudo isso fez com que Petrolina se tornasse a segunda cidade de Pernambuco em geração de empregos, atrás apenas do Recife, que tem seis vezes mais moradores.
Com essa gestão exitosa e uma grande capacidade de articulação, Miguel Coelho está gabaritado para disputar o Governo de Pernambuco em 2022, com um projeto que faz contraponto à ineficiência do PSB no estado.
*Historiador, pós-graduado em Gestão Pública e graduando em Direito. Foi consultor da Unesco e é fundador do site Pernambuco em Pauta.