Início Notícias Os dias de Papai Uchoa como rei do legislativo pernambucano estão contados

Os dias de Papai Uchoa como rei do legislativo pernambucano estão contados

621
alt

alt

Rodrigo Novaes (PSD), irá apresentar uma PEC para alterar as regras da eleição destinada à composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Por Magno Martins / Blog do Magno

Um pequeno núcleo parlamentar reagiu com entusiasmo à ideia do deputado Rodrigo Novaes (PSD), de apresentar uma PEC – Proposta de Emenda Constitucional – para alterar as regras da eleição destinada à composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A ideia é proibir a reeleição para o mesmo cargo.

Com isso, Novaes inicia um novo processo voltado para evitar que o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), seja candidato mais uma vez à uma nova reeleição. Na verdade, a sexta, o que, para a OAB, é inconstitucional, como já feriu a lei a quinta reeleição do parlamentar para o mesmo cargo, no ano passado. Uchoa já pensa em disputar a eleição de presidente para o biênio 2017-2018.

Para isso, terá que disputar a eleição no início de 2017. Se a emenda Novaes vier a ser discutida e aprovada, Uchoa perde as condições legais para tentar o sexto mandato. Do interior, onde visita as bases, o deputado Aluízio Lessa (PSB) se manifestou favorável ao fim da reeleição para o mesmo cargo e disse que um segmento na Casa tende a colocar a proposta de Novaes em tramitação com bons olhos.

“A emenda oxigena o poder”, resume Lessa, que identifica pelo menos 10 colegas de parlamento que, de largada, podem dar uma forte contribuição para acelerar a discussão da emenda Novaes. Já a deputada Teresa Leitão (PT), que torce o nariz para mais uma reeleição de Uchoa, foi mais cautelosa. Ela acha que precisa analisar se cabe mais uma mudança regimental.

“Já mexeram tanto na Constituição, tentando frear o desejo de Uchoa se perpetuar no poder que é preciso saber onde estaremos pisando para o tiro não sair pela culatra”, disse Teresa. Rodrigo Novaes esclarece que a emenda não é contra Guilherme Uchoa nem visa também provocar polêmica.

Segundo ele, a quinta reeleição de Uchoa ainda está sendo objeto de um questionamento jurídico por uma iniciativa da OAB, mas como a justiça não é tão célere no País preferiu abrir a discussão no sentido de que os atuais membros da Mesa só possam disputar um novo mandato, mas para cargo diferente. “No fundo, nós queremos a alternância de poder, que é mais do que salutar”, afirmou.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here