Aterrissou no Recife (PE) na noite desta segunda-feira (18), a aeronave trazendo o primeiro lote da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19. Ao todo são 270 mil unidades do imunizante, que serão aplicadas, em duas doses, em 129 mil pessoas de grupos prioritários.
A vacina chegou num Boeing 767 operado pela companhia aérea Latam, que transporta carga e passageiros. O avião saiu às 16h22 de Guarulhos, na Grande São Paulo, e pousou na capital pernambucana às 19h29.
O lote, depois de liberado no aeroporto, seguiu para a sede do Plano Nacional de Imunização em Pernambuco, no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O transporte foi acompanhado pela Polícia Federal (PF).
No local, as doses serão catalogadas, contabilizadas e separadas para serem enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco. A previsão é de que as doses cheguem a todas as Geres em até 24 horas é que, assim, todos os municípios possam buscar as vacinas que lhe cabem.
O primeiro
A primeira pessoa a ser vacinada, em Pernambuco, deve ser um profissional de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. A unidade é referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos, suspeitos e confirmados, de coronavírus do estado.
O governo informou que as doses direcionadas a profissionais de saúde na ponta do tratamento da Covid-19 poderiam ser aplicadas durante diferentes turnos, nas unidades que funcionam com emergência 24 horas, por exemplo. Durante todo o dia, o governo se reuniu com representantes dos municípios para definir a quantidade de vacinas enviadas a cada um deles é o esquema a ser utilizado em cada localidade. (Fonte: G1-PE)