Para dar mais agilidade e acabar com o uso do papel, a Polícia Militar de Pernambuco vai registrar os boletins de ocorrências de crimes por meio de smartphones ou tablets. Ainda não há data para o início do formato digital, mas a empresa responsável pela tecnologia já foi definida e trabalha na construção do aplicativo. De acordo com o secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freire, o serviço está em desenvolvimento para que os policiais comecem a usá-lo agora em 2021.
As ocorrências vão ser registradas de forma rápida pelos smartphones e vão direto para o sistema da polícia e enviadas por e-mail para as pessoas envolvidas. O formato digital também vai garantir mais agilidade ao trabalho da PM, que não vai precisar se dirigir a uma delegacia para entregar o registro em todas as ocorrências.
O secretário também informou que há projetos em discussão para que os inquéritos policiais sejam todos digitalizados, ou seja, será o fim do excesso de papéis e vai garantir mais sigilo, além de evitar o extravio dos inquéritos. O projeto será integrado com o Tribunal de Justiça e Ministério Público.