Ideias que serão apoiadas pela Fundação Grupo Boticário aliam conservação, turismo responsável e fortalecimento das populações locais
Seis projetos inovadores voltados à conservação da natureza receberão apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza para serem desenvolvidos a partir de 2021. As ações, escalonáveis e com capacidade de serem replicadas em todo o país, são voltadas ao desenvolvimento do turismo em áreas naturais, proteção da biodiversidade, conservação de patrimônios naturais e fortalecimento das populações locais.
A seleção foi realizada ao longo de 2020 pela “teia de soluções”, iniciativa com processos de cocriação, mentoria e seleção de iniciativas. “A conservação da natureza tem enorme potencial de desenvolvimento socioeconômico, sendo o turismo uma das atividades com maior capacidade de proteção ao meio ambiente. Ao atrair pessoas para conhecerem, de maneira responsável, paisagens e belezas naturais do país, o setor mostra que é possível unir estes dois pontos”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, reforçando que projetos como os selecionados são ainda mais necessários em um momento em que as atividades precisam se recuperar dos efeitos da pandemia.
Durante o ano, foram promovidos dois processos seletivos on-line. Um deles – a Chamada – esteve voltado à seleção de projetos para fortalecer o turismo em áreas naturais em todo o Brasil. O outro foi o Conservathon, uma maratona de ideação que envolveu mais de mil pessoas de todo o país para pensar soluções inovadoras para o desenvolvimento e a conservação da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, abrangendo 50 municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.