Wellington Dias foi recebido pelo prefeito Alexandre Arraes e a assessora especial do governo de PE, Roberta Arraes. Ele veio inaugurar o Complexo de energia Eólica do Piauí, na cidade de Marcolandia.
Jornal Meio Norte / Terezina
Ao inaugurar o Complexo Eólico Chapada do Piauí, juntamente com a ContourGlobal e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Marcolândia (411 km de Teresina), o governador Wellington Dias reafirmou que, em 2018, o Piauí será superavitário em energia, produzindo mais do que é consumido. Segundo ele, até 2018 o Estado vai produzir 6 mil megawatts, 25 vezes mais do que é produzido atualmente.
“Vamos produzir energia suficiente a duas hidrelétricas de Belo Monte, sem polêmicas e alardes. Nós temos mega investimentos em energia eólica no Piauí, como o inaugurado nesta quinta-feira (14), com o Complexo Eólico Chapada do Piauí, que é do padrão do Brasil. Nele a ContourGlobal e a Chesf investiram R$ 1,85 bilhão e empregaram 2,2 mil trabalhadores. Então nós temos para produzir 6 mil megawatts, o que é 25 vezes o que nós produzimos em energia elétrica no Piauí. O Estado passa a ser superavitário, produzindo o que está consumido e vamos exportar”, afirmou o governador.
A presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Gannoum, afirmou que o Piauí é hoje o quarto estado com maior investimento em energia eólica e a capacidade de energia eólica instalada é capaz de atender mais de 4 milhões de habitantes. O Brasil já ocupa o lugar de décima potência mundial em produção de energia eólica.