Até o dia 24 deste mês, os alunos poderão escolher entre permanecer nas atividades remotas ou retornar à rotina presencial
O mês de novembro será marcado pelo retorno das aulas presenciais das classes que ainda não voltaram. A partir do dia 10, estão autorizadas a retomar, de forma gradual, as atividades dos alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Em 17 de novembro, voltam os estudantes do 1º ao 5º ano. Por fim, no dia 24, poderão retornar os alunos da educação infantil. As turmas do ensino médio já haviam voltado às instituições de ensino desde o dia 9 de outubro.
Em entrevista concedida ao programa CBN Recife, o diretor pedagógico do Colégio DOM e diretor do Sindicato das Escolas Particulares de Pernambuco, Arnaldo Mendonça, destacou que está sendo adotado o modelo híbrido de ensino, a partir da transmissão simultânea da sala de aula, o qual os alunos podem escolher entre acompanhar a aula presencialmente ou remotamente.”A coisa funcionou tão bem que tem alunos que estão liberados, mas preferem ficar em casa, o que a gente já imaginava. As escolas estão estabelecendo, em média, 50% do presencial, mas, nesse começo, a média tem sido de 30% e tem aumentado a cada semana. Isso aconteceu com o ensino médio, provavelmente vai acontecer com o fundamental 2 e o infantil”, afirma Arnaldo.
Ainda de acordo com o diretor, a instituição está percebendo o interesse grande da retomada por parte das crianças e familiares que compõem a educação infantil e o ensino fundamental. “Certamente são aquelas crianças que têm maior dificuldade de concentração. É mais fácil você ter uma aula online para um adolescente do que para uma criança de 6 anos de idade. Então, para a surpresa de muita gente, eu acho que a retomada do infantil e do fundamental I vai ser numa proporção bem maior do que os maiores, do que o fundamental II”, aponta.