A emissora carioca viu a verba publicitária reduzir consideravelmente no Governo Bolsonaro
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A Rede Globo de televisão tem visto uma drástica redução de verbas governamentais para publicidade, durante o governo de Jair Bolsonaro. Diferentemente do que acontecia nos governos petistas.
A emissora carioca recebeu durante os governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2014) cerca de R$ 6,241 bilhões para comprar espaços comerciais. Com o biênio de 2015 e 2016, até quando Dilma sofreu impeachment, a emissora acumulou R$ 7 bilhões com os governos petistas.
As informações foram obtidas pelo jornalista Fernando Rodrigues, do site Poder 360, via Lei de Acesso à Informação.
A Globo está acostumada a ter entre 4% e 5% de seu faturamento advindos do governo, a TV Globo vive outro cenário atualmente. Desde que Bolsonaro assumiu, o governo, que antes destinava cerca de 39% de toda verba publicitária federal só para a Globo, reduziu o montante a 16%. A queda significa uma perda de 60% do total a emissora recebia do governo.
O ministro das Comunicações, Fabio Faria, negou durante entrevista ao portal Uol, que haja perseguição à emissora e que a decisão de onde e quanto investir é puramente mercadológica.
“Acho que isso é lei da oferta e demanda. Os ministérios são autônomos, podem investir onde quiser. Muitos deles têm um investimento em algum tema específico, o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] mais na área do meio ambiente, o BC [Banco Central] idem”, apontou.
O ministro Fabio Faria negou qualquer interferência sobre as escolhas das emissoras.
“Dou a resposta 100% convicta. Não há interferência, não existirá interferência, nem para [o patrocínio] ir para o Globo ou não ir, SBT ou não ir, Record ou não ir, pelo contrário”, ressaltou.