Campanha brasileira, Setembro Vermelho, busca conscientizar a população sobre os riscos das doenças e a necessidade do acompanhamento cardiológico para prevenção
Foto: reprodução
Este mês também é marcado pelo “Setembro Vermelho”, campanha que visa à conscientização da população a respeito das doenças cardiovasculares. No Brasil e no mundo, as doenças do coração representam a maior causa de óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 90 segundos, uma pessoa morre pelo motivo, o que totaliza 960 pessoas por dia.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia em Pernambuco, (SBC-PE), Fernando Moraes, explicou que causa das mortes pelas doenças cardiovasculares são multifatoriais relacionados à hipertensão, tabagismo, colesterol, diabetes, entre outras doenças. O presidente ressalta a importância de todos os pacientes fazerem o acompanhamento cardiológico necessário para prevenir ao máximo, sobretudo os que já possuem problemas cardíacos.
“Mesmo nesse período de pandemia, havendo a necessidade de muito cuidado ao ir aos hospitais e consultórios, é importante não deixar de fazer o acompanhamento”, destaca Fernando.