Início Notícias Em depoimento à Polícia Federal, Lula diz que não se envolveu nas...

Em depoimento à Polícia Federal, Lula diz que não se envolveu nas indicações de Duque, Cerveró e Costa

573
alt

alt

Ex-diretores da Petrobras foram presos pela Polícia Federal na Lava Jato.
Lula prestou depoimento na condição de informante; ele não é investigado.

Do G1, em Brasília

Em depoimento à Polícia Federal (PF), o expresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última quarta-feira (16) que não se envolveu nas negociações que resultaram nas indicações de Renato Duque, Nestor Cerveró e Paulo Roberto Costa para as diretorias da Petrobras no anos em que comandou o Palácio do Planalto.

O petista prestou depoimento, em Brasília, na condição de informante, no principal inquérito que investiga o esquema de corrupção que atuava na estatal do petróleo.

Duque, Cerveró e Costa foram presos pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Eles são apontados por investigadores e delatores com operadores e beneficiários do esquema de corrupção que atuou na Petrobras.

Renato Duque
O ex-diretor foi apontado pelo Ministério Público Federal como beneficiário do esquema de corrupção que atuou na Petrobras e é investigado na Operação Lava Jato.

Segundo o MP, Duque recebeu dinheiro desviado da estatal por meio de contratos superfaturados com construtoras que prestavam serviços à companhia brasileira. À época em que trabalhou na empresa, ele ocupou o cargo de Diretor de Serviços.

“[Lula disse] que nâo sabe se foi o PT ou outro partido politico que indicou Renato Duque para assumir a Diretoria de Serviços; [Lula disse também] que não conhecia Renato Duque e que nâo participou do processo de escolha do nome de Renato Duque”, diz trecho do depoimento de Lula.

Segundo investigadores que conduzem os trabalhos da Operação Lava Jato, Duque recebia propina para o Partido dos Trabalhadores (PT). Desde que a operação foi deflagrada e passou a investigar doações e repasses a legendas, o PT tem negado ter recebido dinheiro ilegal.

Em setembro deste ano, ao participar de acareação em Curitiba (PR) organizada pela CPI da Petrobras, Duque disse que o ex-executivo da Toyo Seal Augusto Mendonça Neto, um dos investigados na Lava Jato que fechou acordo de delação premiada, é um “mentiroso” por ter dito que o ex-diretor da Petrobras recebia propina oriunda do esquema.

Renato Duque foi condenado pela Justiça Federal do Paraná pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele está preso no Complexo Médico-Legal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here