Em um cenário de pandemia, teremos uma campanha eleitoral atípica este ano. Nesta segunda-feira, 31, em entrevista ao comunicador Paulo Barbosa na Vida FM, o Juiz Eleitoral da 75ª Zona Eleitoral (Salgueiro), Dr. José Gonçalves de Alencar, falou que os atos políticos deste ano serão diferentes. A proibição de aglomerações com mais de 10 pessoas, decretada pelo Governo do Estado em prevenção ao coronavírus, inviabilizam grandes atos como carreatas, comícios e passeatas.
“A orientação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) é no sentido de que comícios, passeatas, carreatas e outros atos presenciais obedeçam ao limite de 10 pessoas, então de uma certa forma acaba por inviabilizar carreatas, comícios e passeatas”, disse o juiz, acrescentando que o TRE-PE também orientou que as convenções sejam virtuais, com limite de 10 pessoas.
Isso torna a campanha bem mais virtual do que nas edições anteriores. O juiz destacou que a principal preocupação é preservar vidas. Possíveis infrações serão fiscalizadas pelos próprios partidos adversários e pelos cidadãos, que podem fazer denúncias à Justiça Eleitoral. Candidatos que infringirem as normas do TRE-PE serão punidos.