Início Notícias Romário Dias deve ir para o PSB e ‘brigar’ com Papai Uchoa...

Romário Dias deve ir para o PSB e ‘brigar’ com Papai Uchoa pela presidência da Alepe

570
alt

alt

O atual presidente Guilherme Uchoa é chamado de ‘Papai’ pelos mais próximos, por acomodar ex-deputados em assessorias especiais na Alepe, a exemplo de Raimundo Pimentel e Emanoel Bringel, ambos do Sertão do Araripe.

Do Blog do Magno / Foto: Paulo Elias

Embora a eleição de renovação da mesa diretora da Assembleia Legislativa só ocorra em 2017, já existe uma disputa surda pela presidência da Casa entre Guilherme Uchoa (PFT), que vai tentar o quinto mandato, e Romário Dias, que já foi três vezes presidente e montou uma estratégia para voltar ao comando do parlamento.

alt

Na tentativa de se fortalecer, Romário está se aproximando do governador Paulo Câmara e, consequentemente, da base governista na Alepe. Segundo uma fonte palaciana, o namoro de Romário com o Governo pode se transformar num casamento com a provável filiação dele ao PSB, o que já é dado como certo.

Virando socialista para arrebatar a presidência do Legislativo, Romário rompe, naturalmente, com o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, que o acolheu nas hostes do PTB. Mas tem muita gente da base governista que não vota em Romário, mesmo com o seu ingresso no PSB.

Motivo? Nomeado pelo ex-governador Eduardo Campos conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, ao final do seu mandato e já aposentado, se negou a apoiar à candidatura de Paulo Câmara, optando pela filiação ao PTB para voltar ao parlamento. Mágoas de eduardistas à parte, o fato é que Romário não se constitui um adversário fácil de Uchoa bater.

alt

Se já enfrentava resistências pelo fato de querer mais um mandato para se perpetuar no cargo, Uchoa agora terá pela frente um adversário perigoso, que conhece os bastidores da Casa e sabe atrair apoios, como fez nas três eleições seguidas que o levaram à Presidência da Casa.

No sexto mandato de estadual, Romário foi presidente do Legislativo estadual por três vezes consecutivas, presidiu as Comissões de Constituição, Legislação e Justiça e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Foi também presidente das Comissões Especiais dos Precatórios, de Privatização da CHESF, Pró-Refinaria, da CIP da Hemodiálise e participou das CPIs dos Medicamentos, do Narcotráfico e da Pistolagem.

Quando vereador do Recife, integrou as Comissões de Administração Pública, de Finanças e Orçamentos e de Negócios Municipais. Foi ainda secretário de Transportes no Governo Joaquim Francisco e é conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado. O homem é uma fera. Guilherme Uchoa que se cuide!

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here