Início Notícias Secretaria de Saúde de Araripina promove reunião de mobilização social contra a...

Secretaria de Saúde de Araripina promove reunião de mobilização social contra a dengue

853
alt

alt

O bairro Alto da Boa Vista responde por 45% no número de infestação do mosquito Aedes Aegypti na cidade.

ACE – PMA / Divulgação

A secretária de saúde Gloria Beatriz confirmou hoje em reunião na sede da Vigilância Sanitária, que Araripina, foi uma das primeiras cidades a enviar a IX GERES, o plano de contingência contra a dengue, que a cidade estava a 60 dias sem receber o inseticida (Piriproxifen), que combate o aedes aegypti

A reunião com o Comitê de Mobilização Social Contra a Dengue, aconteceu ontem quinta-feira (03), e  contou com a presença  da diretora da Vigilância Sanitária Vera Dias, coordenador da Vigilância Sanitária Francisco Filho, coordenadora da Vigilância Epidemiológica Geysiane Almeida, secretarias municipais de saúde, infraestrutura, e meio ambiente, coordenadores do Programa do Agentes Comunitários de Saúde (PACS), Tiago Silva e do Núcleo de Assistência da Saúde Familiar (NASF).

A proximidade com início do período chuvoso, quando há maior proliferação do mosquito Aedes aegypti, tem elevado a preocupação da prefeitura de Araripina, que montará um verdadeiro exercito de combate ao mosquito, junto com os Agentes Comunitários de Saúde, Programa de Saúde na Escola (PSE), rádios, redes sociais e carros de som, para conscientizar a população em fazer a sua parte.

O mosquito é transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, que causa a doença microcefalia, onde hoje Pernambuco, é responsável, pelo maior números de casos.

Pernambuco lidera os números de casos de microcefalia em todo país, com 646 notificações registradas até a segunda-feira (30). Esses dados representam mais da metade de todos os casos no país (1.248).

Maior área de infestação na cidade

São Benedito (Alto da Boa Vista) 45%

Bairro Vila Bringel 35%

Bairro Alto da Boa Vista 35%

Conjunto Asa Branca 20%

Bairro Cavalete 15%.

Dia 14/12 será feita uma mobilização, no trecho 5, assim catalogado pela Vigilância Sanitária, aonde fica localizado a Compesa e o posto Dr. José Araújo Lima. Dia 16/12, a mobilização será no bairro Vila Santa Maria.

alt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here