A Secretaria Municipal de Saúde de Araripina, emitiu uma nota na tarde desta sexta-feira (10), em que lamenta o caso de uma paciente que morreu no último dia 03 de julho, após ser picada por uma cobra na zona rural do município, e não conseguir ser tratada com o soro antiofídico.
A nota informa ainda, que o responsável pela distribuição desse medicamento é o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, que não se manifestou em relação à interrupção e a falta desse medicamento, especificamente na semana do ocorrido. Leia a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Araripina/PE, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem a público esclarecer o lamentável episódio da paciente que morreu vítima de uma picada de cobra no último dia 03 de julho. A vítima deu entrada no Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), sendo conduzida logo em seguida para a referência regional, o Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri/PE, que recebe do Governo do Estado o soro antiofídico – usado para tratar picadas de cobras venenosas.
Infelizmente, o Hospital Regional de Ouricuri estava com o estoque desse soro zerado e, até o momento, o responsável pela distribuição desse medicamento, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Saúde, não se manifestou em relação à interrupção e a falta desse medicamento, especificamente na semana do ocorrido.
A Secretaria Municipal de Saúde lamenta a morte da paciente e se solidariza com a família ao tempo em que se coloca à disposição de todos os familiares para quaisquer assistência e esclarecimentos necessários.
Secretaria Municipal de Saúde – Araripina-PE